ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...


quinta-feira, 15 de março de 2018

Escorpiões amarelos geram alerta em Ivaiporã

O registro inédito de escorpiões amarelos em Ivaiporã está gerando alerta. Nesta terça-feira, o secretário de Saúde do município, Claudeney Carvalho Martins, confirmou o aparecimento da espécie Tityus serrulatus na cidade. Cinco exemplares foram capturados na região do Colégio Estadual Barbosa Ferraz, no centro da cidade. 
Esta é a primeira vez que a espécie é catalogada no município. O alerta ocorre porque escorpião amarelo é o mais venenoso das Américas e sua picada pode causar a morte. A 22ª Regional de Saúde possui o soro antiescorpiônico, utilizado para combater o veneno do escorpião amarelo. 
Conforme Martins, o primeiro espécime foi capturado por um morador na semana passada e enviado para o laboratório de taxionomia, da Secretaria de Estado da Saúde, em Curitiba. “Ficou confirmado que se trata do escorpião amarelo. Hoje nossa equipe fez um bloqueio na região onde foi localizado o primeiro, e capturou mais quatro espécies. Já fizemos o comunicado para todos os hospitais e para a regional de saúde. Também estamos planejando um mutirão de limpeza em toda cidade para os próximos dias”, comenta. 
Martins orienta que em caso de acidente, a pessoa deve procurar um hospital o mais rápido possível, a população também pode ligar para o SAMU (192). “Se possível, capture escorpião com cuidado e leve-o para identificação em um recipiente seguro”, completa Martins.  (Tribuna do Norte)

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

SÃO JOÃO DO IVAÍ

SÃO PEDRO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA