ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...


quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Projeto de Educação Ambiental alcança resultados positivos em São João do Ivaí




O Departamento Municipal de Meio Ambiente de São João do Ivaí desenvolve um amplo projeto de Educação Ambiental através de recursos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O projeto teve início no mês de junho de 2018 e foram desenvolvidas diversas atividades em parceria com secretarias municipais, principalmente com a secretaria municipal de Educação.

A programação contou com a realização de Caminhada Ecológica, capacitações da equipe técnica, de agentes comunitários de saúde, professores e alunos da rede municipal, ministradas pelo colaborador do projeto, Dr. Sandro Martins de Oliveira. Ainda teve recolhimento de óleo de cozinha e de resíduos eletrônicos e distribuição de mudas de árvores, dentre outras atividades.

O encerramento do projeto, em parceria com as escolas, aconteceu na manhã de ontem (23), no Parque Lagoa Prateada (Fundo de Vale), com a presença de alunos e professores da rede municipal e a APAE. Na oportunidade, foram premiados os trabalhos desenvolvidos pelos alunos nas categorias Desenho, Frase e Texto. A avaliação dos trabalhos ficou a cargo da secretaria de Educação e de colaboradores.

“Agradecemos aos professores pelo desenvolvimento do projeto com os alunos. Foi muito difícil selecionar, pois todos os trabalhos estão lindos. Parabéns a administração, e em especial ao departamento de Meio Ambiente pela elaboração desse projeto junto a Funasa”, disse a coordenadora pedagógica da secretaria municipal de Educação, Zita da Silva Rodrigues de Lima.

Foram premiados os trabalhos: Desenho – Isadora Albertini Rodrigues – Pré II do CMEI Vovó Bárbara; Frase – Pedro Henrique Cavalare da Silva – 2º ano da Escola Municipal Dr. Nereu Ramos (Luar) e Texto – Eduarda Alves Dias – 5º ano da Escola Municipal Zacarias Góes Vasconcelos (Ubaúna). A premiação foi doada pelo Rotary de São João do Ivaí. 

A técnica de educação em Saúde Ambiental da Funasa, Mirian Cordeiro Martins Pereira Gonçalves, acompanhou o evento e parabenizou o município pelos resultados. “Estamos muito satisfeitos em ver que o investimento gerou bons frutos. A proposta que foi apresentada a Funasa está sendo devidamente cumprida. Todos estão de parabéns”, reforça.

A vice-prefeita, Carla Emerenciano, conversou com os alunos, enaltecendo que eles são multiplicadores das práticas em favor do Meio Ambiente. “Esse trabalho é fundamental, pois desperta nas crianças a responsabilidade em cuidar do meio em que vivem. Elas levam o que aprenderam para dentro de suas casas e influenciam a mudança de hábitos. Projeto de grande valor para a nossa população”, avalia Carla.

Segundo a diretora do Departamento de Meio Ambiente, Priscila Emerenciano, o projeto colaborou na conscientização da população, principalmente, no que se refere à destinação dos resíduos para o Aterro Sanitário. “A população entendeu a mensagem e está colaborando mais. Os agentes que trabalham no aterro nos relataram que houve uma melhora significativa na separação do lixo reciclável. Esses resultados nos fortalecem para planejar novas ações”, ressalta.

O encerramento ainda contou com sorteio de brindes e distribuição de lanche e refrigerante para os alunos. O departamento de Meio Ambiente segue com o projeto até o final desse ano, visto que ainda existem duas etapas a serem concluídas: a instalação de lixeiras seletivas em todas as escolas municipais e distribuição de sacos de ráfia para todos os munícipes, para serem utilizados no armazenamento do lixo reciclável.


















CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

SÃO JOÃO DO IVAÍ

SÃO PEDRO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA