ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...


quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Relatório aponta que São João do Ivaí tem duas barragens; uma seria de alto risco


De acordo com o Relatório de Segurança de Barragens apresentado pela Agência Nacional de Águas (Ana) e Instituto das Águas do Paraná – órgão ligado ao Governo do Estado; há 11 barramentos com alto índice de risco. O Paraná conta com 450 barragens para diferentes finalidades, como acúmulo de água, de rejeitos de minérios ou industriais e para geração de energia.

Esse assunto gerou polêmica em São João do Ivaí, visto que o relatório aponta que existem duas barragens no município, sendo uma considerada de alto risco, com referência a aspectos de estrutura. As barragens em questão são represas, sendo que uma é utilizada para irrigação e outra para produção de peixes. A barragem considerada de “alto risco”, é a represa da Fazenda Costa Rica, no Distrito de Ubaúna. 

A estrutura da represa não apresenta riscos iminentes e não existem moradias na parte baixa da propriedade. A represa fica a menos de 1 km da margem do Rio Ivaí e sua construção, segundo reportagem do jornal Tribuna do Norte, ocorreu há 15 anos, por meio de liberação do Instituto Ambiental do Paraná – IAP.

Vale destacar que as barragens registradas em São João do Ivaí são hídricas e o possível rompimento não causaria danos em proporções parecidas com o ocorrido em Brumadinho, Minas Gerais. O risco para moradores é mínimo. Os impactos seriam de ordem ambiental. Contudo, o Governo do Estado divulgou na segunda-feira (28) que o Simepar vai avaliar a situação de todas as barragens existentes no Paraná (Leia). O relatório do Instituto das Águas ainda registra barragens em Jardim Alegre (irrigação) e São Pedro do Ivaí (Industrial).  (Informações Redação, Tribuna do Norte e AEN) 

CLIQUE NO LINK E VEJA AS EXPLICAÇÕES EM VÍDEO:


CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

SÃO JOÃO DO IVAÍ

SÃO PEDRO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA