ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...


quinta-feira, 30 de julho de 2020

Sobe para 131 os casos positivos de coronavírus em São João do Ivaí; população reclama da falta de fiscalização

Não adianta ligar nos telefones que foram repassados pela secretaria de Saúde de São João do Ivaí para denúncias sobre o coronavírus. Esta é uma reclamação frequente recebida pelo Canal HP. Os telefones colocados à disposição da população para denúncias referentes ao não uso de máscara, aglomerações ou qualquer outro impedimento no período de pandemia, previsto no último decreto municipal, não é eficiente.

O serviço seria apenas uma fachada para passar a falsa ideia de que está havendo fiscalização? Uma moradora do distrito de Ubaúna, que não quis se identificar, encaminhou mensagem pelo WhatsApp para o blog dizendo que ligou nos telefones que foram divulgados no último decreto, mas ninguém atendeu. "O povo fica nos bares aqui , sem máscara, e ninguém vem para fiscalizar. Dessa forma os casos vão crescer mesmo. Eu liguei várias vezes, em dias diferentes, mas não atendem. Os fiscais deveriam estar nas ruas", disse a moradora do distrito. 

Outra situação que a população não consegue entender, é por qual motivo é preciso alguém se indispor com outras pessoas para que a lei seja cumprida, quando na verdade os fiscais sanitários recebem para tal função. "Basta dar uma andada pela cidade para ver um monte de bar aberto, com as pessoas sem máscara e aglomeradas. Isso acontece diariamente, à luz do dia. Cadê a fiscalização", cobra uma aposentada, moradora do Jardim Ivaí. 

Os números disponibilizados no último decreto foram: (43) 3477-8450, 3477-8452, 3477-8453 e 3477-8460. 

Enquanto isso, o número de casos crescem diariamente. Nesta quinta-feira (30), a secretaria municipal de Saúde não divulgou os dados da pandemia à imprensa, que divulga as informações de forma imparcial e pública. Por surpresa, as informações foram divulgadas por funcionários públicos, em redes sociais, antes mesmo de ser publicado em página oficial da prefeitura de São João do Ivaí, o que daria abertura para publicidade da imprensa. 

O Canal HP levanta a hipótese de que tal atitude foi tomada, devido o blog ter cobrado da secretaria de Saúde, na última terça-feira (28), explicações sobre uma situação que está sendo investigada, e que, caso as informações sejam comprovadas, será tema de uma matéria. 

Com base em boletim divulgado por servidores públicos pelas redes sociais particulares, temos os seguintes números da pandemia nesta quinta-feira (30): confirmados (131), recuperados (123), óbitos (4), em tratamento (4), suspeitos (70) e descartados (330). 

Esclarecemos mais uma vez que a imprensa é livre e trabalha de forma imparcial, e desde o começo da pandemia, o Canal HP tem dado abertura e informado a população de forma séria, idônea e clara. Queremos não acreditar que houve algum esforço para censurar a imprensa sobre as informações, por isso entramos em contato com o prefeito Fábio Hidek Miura para esclarecimento. 

O prefeito disse que estará conversando com a equipe para saber o que aconteceu, pois defende a imprensa e quer que a população seja informada de forma mais clara possível. Quanto à as reclamações da população sobre denúncias, Hidek disse que também estará analisando.  

O espaço está aberto para esclarecimentos da secretaria. 


CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

SÃO JOÃO DO IVAÍ

SÃO PEDRO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA