ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...


quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Após críticas, governo diz que vai pedir suspensão de reajuste da tarifa de água no Paraná

 


O governo do Paraná confirmou, no início da noite desta quarta-feira (26), que vai pedir a suspensão do reajuste de 9,6% das tarifas de água e esgoto. Após pedido da Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná), a revisão dos valores foi autorizada pela Agência Reguladora do Paraná (Agepar) e passaria a vigorar a partir do dia 31 de outubro.

“O requerimento será encaminhado ao órgão regulador pela Procuradoria-Geral do Estado e sustentará que o reajuste compromete ainda mais o orçamento doméstico de grande parte da população, que já convive com a queda de renda em razão dos efeitos adversos da pandemia do novo coronavírus sobre o mercado de trabalho e também por causa da calamidade hídrica”, diz a nota enviada à imprensa.

O líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Hussein Bakri (PSD), já havia adiantado, na tarde desta quarta-feira, a possibilidade do governador Ratinho Júnior reverter a homologação da Agepar. Durante a sessão plenária, Bakri disse que é unânime na base que o momento não é adequado para o reajuste. “Evidentemente que não concordamos e isso foi dito para todo o governo, inclusive para o chefe da Casa Civil [Guto Silva]. Eu pessoalmente, se me perguntar agora, acho que o governador tem plenas condições, já que é o chefe de estado e poder de reverter uma situação como essa”, disse.

Reajuste

O anúncio de reajuste foi feito pela Agepar nesta terça-feira (25). Segundo a agência, o reajuste repõe custos da Sanepar com energia elétrica, pessoal, produtos químicos nos tratamentos de água e de esgoto, manutenção e operação de redes, estações e equipamentos e faz frente aos investimentos da companhia.

Segundo a Agepar, o pedido de reajuste foi feito em fevereiro, mas em abril foi suspenso para ajudar a enfrentar as dificuldades econômicas causadas pela pandemia do Covid-19. A determinação durou 60 dias, prorrogada por mais 60 dias, encerrando em 17 de agosto de 2020. (Informações Banda B)

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

SÃO JOÃO DO IVAÍ

SÃO PEDRO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA