ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...


segunda-feira, 26 de abril de 2021

Cidade governada por são-joanense vê procura por UPA cair e não tem caso grave há nove dias

 



A cidade de Piraquara, região metropolitana de Curitiba, está perto de começar a vacinar pacientes abaixo de 60 anos, com comorbidades, contra a covid-19. No sábado, 1,2 mil idosos com 60 e 61 anos receberam a primeira dose da Astrazeneca, ainda faltando cerca de três mil nesta faixa etária. Com esse grupo concluído, o município já passará a imunizar os mais jovens, indo depois para os professores. Com uma eficiência no plano de vacinação, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade viu cair pela metade a procura por pacientes com problemas respiratórios e há nove dias ninguém foi entubado devido ao coronavírus na UPA.
“Nossa UPA antes tinha uma demanda de 80% de casos com sintomas respiratórios. Após a vacinação de idosos e profissionais de saúde, hoje 40% são de casos sintomáticos respiratórios. Estamos, ainda, há nove dias sem pacientes entubados com a covid. A gente já chegou a ter dez pacientes entubados na UPA. São números que nos dão esperança”, afirmou a secretária municipal de Saúde de Piraquara, Glaucia Buss Guimarães, em entrevista na manhã desta segunda-feira (26).
Ainda na entrevista ao Jornal Metropolitano*, da Rádio Banda B, a secretária disse que as próximas doses recebidas já devem ser levadas ao público mais jovem. “Na sexta-feira recebemos 1,2 mil doses para ampliar a vacinação e conseguimos atender essa população de 60 a 61 anos. São quatro mil idosos nesta idade e, depois deles, passamos a atender cerca de 20 mil moradores com comorbidades, que já passarão a ser imunizados assim que acontecer o recebimento de novas doses”, destacou.
Segundo a secretária, a vacinação de pessoas com comorbidades acontecerá também por faixa etária. “A gente acredita que na próxima semana iniciamos a vacinação deste público, seguindo a orientação do Ministério da Saúde (MS), vacinando por faixa etária: começando por 58 a 59 anos e avançando de acordo com as doses recebidas”, ponderou Glaucia.
A secretária explicou ainda como se dará a comprovação das comorbidades. “Temos no site da prefeitura todos os documentos comprobatórios para a vacinação deste grupo. O diabético precisa da receita atualizada de remédios e comprovante de residência. Na hipertensão, a pessoa tem que estar tomando três medicamentos, para ser considerado dentro do grupo de risco, segundo o MS . Já as demais doenças específicas você vai precisar de um laudo médico. A lista está no site da prefeitura“, contou.
Por fim, apesar da queda de casos graves, a secretária disse que ainda está longe de se chegar a uma normalidade. “A gente estima que 16% da população foi vacinada, então ainda não estamos perto de uma imunidade. As pessoas precisam manter os cuidados de distanciamento e uso de máscara. Lamenta-se não se ter conseguido a vacinação antes, porque os dados mostram que vidas teriam sido salvas. Se a gente tivesse começado lá atrás, o número de mortes não seria esse”, concluiu.

O município de Piraquara é governador pelo prefeito Josimar Fróes, que é natural de São João do Ivaí. Em suas redes sociais, o prefeito escreveu: 
"Uma notícia como essa demonstra que todo o esforço empregado pelas equipes da saúde e demais servidores envolvidos em nossa campanha de vacinação, junto com a conscientização da população que mantém os cuidados necessários, começa a dar resultado. Estamos longe de baixar a guarda, mas otimistas e motivados para continuar nesse caminho".


CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

SÃO JOÃO DO IVAÍ

SÃO PEDRO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA