ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...


sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Nova variante da Covid, potencialmente mais transmissível, preocupa o mundo

 


Cientistas chamaram atenção, nessa quinta-feira (25), para uma nova variante da Covid, a B.1.1.529. Descoberta pela primeira vez em Botsuana e com seis casos de infecção na África do Sul, a variante do coronavírus causou temor imediato no mundo. Entenda as razões e o que já se sabe sobre ela, abaixo.



Por que a nova variante causa temor?

Segundo cientistas, essa nova variante do coronavírus tem um "número extremamente alto" de mutações, o que pode levar a novas ondas de Covid-19. A nova variante causou grandes preocupações aos pesquisadores porque algumas das mutações podem ajudar o vírus a escapar à imunidade das

O que a nova variante tem de diferente de outras?

A variante B.1.1.529 tem 32 mutações na proteína spike, que é justamente a parte do vírus que a maioria das vacinas usa para preparar o sistema imunológico contra a Covid-19. As mutações na proteína spike podem afetar a capacidade do vírus de infectar células e se espalhar, mas também dificultar o ataque das células do sistema imunológico sobre o patógeno. O problema dessas mutações é que elas tornam a proteína S muito diferente da que foi usada no desenvolvimento das vacinas, o que pode, em tese, pode reduzir a eficácia das vacinas.



O virologista do Imperial College London Tom Peacock revelou vários detalhes da nova variante, afirmando que “a quantidade incrivelmente alta de mutações de pico sugere que isso pode ser uma preocupação real”.

Ela é mais infectante, tal qual a variante delta?

Ainda não se sabe.

O que diz a OMS sobre a nova variante?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) convocou uma reunião de especialistas para esta sexta-feira, 26, a fim de discutir se declara a nova cepa da Covid-19 como uma "variante de preocupação". Em pronunciamento na tarde de quinta (25), a líder técnica Maria van Kerkhove disse que "ainda serão necessárias algumas semanas" para que se possa determinar qual o risco exato, mas que há preocupação porque ele apresenta muitas mudanças na proteína S (de spike, ou espícula).

Em quais países já há casos confirmados?

Os primeiros casos da variante foram descobertos no Botsuana, em 11 de novembro, e os primeiros na África do Sul três dias depois. O caso encontrado em Hong Kong foi de um homem de 36 anos que teve um teste PCR negativo antes de voar de Hong Kong para a África do Sul, onde permaneceu de 22 de outubro a 11 de novembro. O teste foi negativo no regresso a Hong Kong, mas deu positivo em 13 de novembro quando estava em quarentena. Nesta sexta-feira (26), Israel também confirmou casos. (Informações do Portal O Tempo)

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

SÃO JOÃO DO IVAÍ

SÃO PEDRO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA