ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...


sexta-feira, 26 de novembro de 2021

NOVIDADE: Carla participa de evento com a ministra da Agricultura para adesão ao Sisbi

 

















O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) entregou nessa sexta-feira (26) Títulos de Adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) para oito consórcios públicos municipais, em evento realizado em Iguatemi (MS).


Com o reconhecimento, os produtos registrados pelos Serviços de Inspeção Municipal vinculados a estes consórcios podem ser comercializados em todo território nacional. Na região Vale do Ivaí e central, os municípios contemplados são São João do Ivaí e Jardim Alegre, a qual possuem agroindustriais potenciais e em funcionamento.

Com o Sisbi, o abatedouro de peixe de São João do Ivaí poderá ampliar a comercialização para todo território nacional, abrindo oportunidades para expansão da agroindústria e, consequentemente, para a geração de mais empregos.

Como o título foi concedido Consórcio Público Intermunicipal de Atenção a Sanidade Agropecuária, Desenvolvimento Rural e Urbano Sustentável da Região Central do Estado do Paraná (CID Centro) – PR, será possível incentivar a criação de outras agroindústrias na região, desenvolvendo mais a agricultura e a economia.


O Sisbi-POA faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (Suasa) e busca padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar. Para obter a equivalência dos seus serviços de inspeção junto ao Mapa, é preciso comprovar que as medidas de inspeção higiênico-sanitária e tecnológica praticadas permitem avaliar a qualidade e inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura. 

A ministra Tereza Cristina destacou que a adesão ao Sisbi por meio dos consórcios possibilitará a inclusão da pequena agricultura, que muitas vezes não consegue ter acesso a esses sistemas. “Essa é uma pequena amostra do muito que pode ser feito neste setor. Temos oportunidades para esses produtos artesanais no mundo todo, mas é preciso ter qualidade e o selo de inspeção para mostrar que o produto foi inspecionado e é um produto de qualidade para todo o consumidor, tanto o interno quanto o externo”, disse a ministra. 

 

A prefeita de São João do Ivaí, Carla Suzi Emerenciano, participou do evento juntamente com membros do Consórcio CID Centro, representantes regionais da SEAB e do prefeito de Lunardelli, Reinaldo Grola. “É um título de grande importância para nós, porque significa abrir as portas para que a produção do abatedouro da família Pini seja comercializada em todo o Brasil, resultando em mais desenvolvimento e geração de renda e empregos. Estamos muito felizes e queremos incentivar novas agroindústrias, que é o caminho da nossa cidade e região, que são tão ricos em diversidade agrícola”, comentou.

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

SÃO JOÃO DO IVAÍ

SÃO PEDRO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA