ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...


quarta-feira, 24 de junho de 2026

Brasil domina Escócia, vence e avança como líder do grupo C na Copa


O Brasil venceu a Escócia por 3 a 0 nesta quarta-feira (24), no Hard Rock Stadium, em Miami, nos Estados Unidos, e garantiu a classificação para a fase mata-mata da Copa do Mundo de 2026. Com o resultado, a Seleção Brasileira encerrou a primeira fase na liderança do Grupo C, com sete pontos.

Vini Jr. foi o grande destaque da partida. O atacante abriu o placar logo aos sete minutos, após pressão de Rayan na saída de bola escocesa. O jogador do Real Madrid ficou com a sobra, driblou o goleiro Gunn e mandou para o gol vazio.

Ainda no primeiro tempo, Vini chegou a marcar novamente aos 21 minutos, mas o gol foi anulado após revisão do VAR, que apontou falta no início da jogada. Mesmo assim, o camisa 7 voltou a aparecer nos acréscimos. Aos 47 minutos, Bruno Guimarães cruzou pela direita, o goleiro escocês não conseguiu cortar, e Vini Jr. cabeceou para ampliar o placar.

No segundo tempo, o Brasil manteve o controle da partida e chegou ao terceiro gol aos 15 minutos. Casemiro deu bom passe para Bruno Guimarães, que avançou pela área e serviu Matheus Cunha. O atacante completou para o gol vazio e confirmou a vitória brasileira em Miami.

A partida também marcou a estreia de Neymar na Copa do Mundo de 2026. Recuperado de uma lesão na panturrilha, o camisa 10 entrou no segundo tempo e atuou por cerca de 20 minutos. Em seu quarto Mundial da carreira, Neymar ainda arriscou uma finalização aos 44 minutos, defendida pelo goleiro Gunn.

Carlo Ancelotti também aproveitou a vantagem no placar para rodar a equipe e preservar jogadores. Gabriel Martinelli, Fabinho e Endrick foram acionados durante a etapa final.

Com a vitória, o Brasil terminou a fase de grupos na primeira colocação da chave. O adversário da Seleção na próxima fase será o segundo colocado do Grupo F, que pode ser Holanda, Japão ou Suécia. A partida do mata-mata está marcada para segunda-feira (29), às 14h, no horário de Brasília, em Houston.

No outro jogo do Grupo C, o Marrocos venceu o Haiti por 4 a 2 no Estádio de Atlanta e também garantiu vaga na próxima fase. A seleção marroquina chegou aos sete pontos, mesma pontuação do Brasil, mas ficou em segundo lugar pelo saldo de gols.

O Haiti chegou a abrir o placar aos nove minutos, em lance registrado como gol contra de Bono após finalização de Joseph. O Marrocos empatou aos 38 minutos, com Hakimi, mas os haitianos voltaram a ficar em vantagem logo depois, com belo chute de Isidor de fora da área.

Ainda antes do intervalo, Saibari deixou tudo igual para o Marrocos. Na segunda etapa, a equipe marroquina pressionou e virou a partida com Rahimi, aos 32 minutos. Já aos 43, Yassine marcou o quarto gol e decretou a vitória por 4 a 2.

Com os resultados, Brasil e Marrocos avançam à fase mata-mata da Copa do Mundo. A Escócia ainda depende da sequência da rodada para saber se conseguirá vaga entre os melhores terceiros colocados, enquanto o Haiti se despede da competição sem pontuar.

Fonte: CNN Brasil

Edição: Canal HP

Vini brilha de novo, Brasil vence a Escócia e garante primeiro lugar no Grupo C


O Brasil venceu a Escócia por 3 a 0 nesta quarta-feira (24), no Hard Rock Stadium, em Miami, nos Estados Unidos, e garantiu classificação para os 16 avos de final da Copa do Mundo de 2026. Com o resultado, a Seleção Brasileira terminou a fase de grupos na liderança do Grupo C, com sete pontos.

Vini Jr. foi o destaque da partida ao marcar dois gols ainda no primeiro tempo. O atacante abriu o placar aos sete minutos e voltou a balançar as redes nos acréscimos da etapa inicial.

No segundo tempo, Matheus Cunha marcou o terceiro gol brasileiro, aos 15 minutos, confirmando a vitória e a classificação da Seleção.

A partida também marcou a estreia de Neymar na Copa do Mundo de 2026. Recuperado de uma lesão na panturrilha, o camisa 10 entrou na etapa final e fez sua primeira participação no torneio, após ficar fora dos dois primeiros jogos.

Endrick também foi acionado por Carlo Ancelotti no segundo tempo e ganhou minutos na vitória brasileira em Miami.

Com o resultado, o Brasil encerrou a primeira fase na primeira colocação do Grupo C. O Marrocos também avançou aos 16 avosde final.

Agora, a Seleção Brasileira aguarda a definição do adversário na próxima fase da Copa do Mundo.

Fonte: TNOnline

Edição: Canal HP

Lidianópolis realiza a 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente



O município de Lidianópolis realizou nesta terça-feira (24) a 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, reunindo autoridades, profissionais de diversas áreas, representantes da sociedade civil e, principalmente, crianças e adolescentes das redes municipal e estadual de ensino.

O evento aconteceu no Centro de Eventos Nelson Lourenço e teve como tema central o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente e da Democracia Participativa, promovendo debates e reflexões sobre a construção de políticas públicas voltadas à infância e à juventude.


A conferência contou com a presença de importantes lideranças do município, entre elas o prefeito Aparecido Buzato, o vice-prefeito Odair Bovo, o presidente da Câmara Municipal, Claudeir Gordiano, a vereadora Luciana Maia, além de secretários municipais, profissionais das áreas da saúde, educação e assistência social.


A participação ativa das crianças e adolescentes foi um dos pontos altos do evento. Estudantes das escolas municipais e estaduais tiveram a oportunidade de acompanhar palestras, contribuir com discussões e apresentar ideias relacionadas aos direitos, à proteção e ao desenvolvimento das novas gerações.


Durante a programação, foram debatidos temas fundamentais para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à garantia dos direitos da criança e do adolescente, destacando a importância da participação social e do compromisso conjunto entre poder público, instituições e comunidade.

A Conferência Municipal representa um espaço democrático de escuta, diálogo e construção coletiva, contribuindo para a elaboração de propostas que serão encaminhadas às etapas posteriores do processo conferencial, fortalecendo as ações em defesa da infância e da adolescência.


Reportagem e edição: Josinel Meneghello.

Ex-moradora de São João do Ivaí morre em São Paulo



Faleceu nesta quarta-feira (24), no município de Itu, interior de São Paulo, a ex-moradora de São João do Ivaí, Maria Catarina Moreira da Silva, aos 83 anos. Segundo informações repassadas à reportagem, a causa da morte foi choque séptico decorrente de pneumonia.


Maria Catarina era bastante conhecida por familiares e amigos que residem em São João do Ivaí e região. 


O corpo está sendo transladado para São João do Ivaí, com previsão de chegada por volta das 2h00 da madrugada desta quinta-feira (25), quando será iniciado o velório na Capela Mortuária.


O horário do sepultamento ainda não foi confirmado pelos familiares. Neste momento de dor e despedida, familiares e amigos recebem as condolências e manifestações de solidariedade da comunidade.


Prefeitura de Godoy Moreira vai investir no acesso da Vila Rural e na compra de veículos e maquinários



Godoy Moreira recebeu importantes confirmações de recursos que somam R$ 2.748.000,00, destinados às áreas da saúde, agricultura e infraestrutura rural. Os investimentos são resultado de articulações junto ao Governo Federal e ao Governo do Estado do Paraná, com apoio de deputados, senadores e lideranças políticas.



Na área da saúde, foram viabilizados recursos para aquisição de veículos e custeio dos serviços. Entre os investimentos já pagos estão R$ 220 mil, por meio de emenda do deputado federal Toninho Wandscheer, para a compra de uma van destinada ao transporte de pacientes, e R$ 100 mil do deputado estadual Pedro Paulo Bazana para aquisição de um veículo.


Além disso, o município recebeu recursos para custeio da saúde, destinados principalmente ao pagamento de médicos e manutenção dos atendimentos. Foram liberados R$ 500 mil pela deputada federal Gleisi Hoffmann, R$ 100 mil pelo deputado federal Toninho Wandscheer, R$ 200 mil pelo senador Oriovisto Guimarães e R$ 148 mil pelo senador Flávio Arns, totalizando R$ 948 mil em custeio para a saúde.


Outro importante investimento confirmado é de R$ 700 mil, por meio da deputada federal Luisa Canziani, para a aquisição de equipamentos agrícolas, recurso que também já foi pago ao município.


Somando os recursos oriundos de deputados federais e senadores, Godoy Moreira recebeu R$ 1.648.000,00. Segundo a administração municipal, as conquistas são resultado de uma viagem realizada a Brasília em fevereiro desse ano, com a participação de vereadores que acompanharam o prefeito em busca de investimentos para o município.



Governo do Estado autoriza obras e novos veículos


Além dos recursos federais, o município recebeu nesta semana a autorização do Governo do Estado para a licitação da pavimentação do acesso à Vila Rural Cantinho Abençoado. Conforme os documentos emitidos pelo Sistema de Acompanhamento e Monitoramento de Projetos (SAM/Paranacidade), o investimento será de aproximadamente R$ 690 mil.



O prefeito Primis de Oliveira comemorou os resultados e destacou a importância da união de esforços para garantir investimentos ao município. “Estamos muito felizes com essas conquistas que chegam para melhorar a vida da nossa população. São recursos importantes para a saúde, permitindo mais estrutura, veículos e condições para manter os atendimentos. Também conseguimos investimentos para a agricultura e para a pavimentação do acesso à Vila Rural Cantinho Abençoado, uma obra aguardada pelos moradores. Quero agradecer aos deputados, senadores, ao Governo do Estado e aos vereadores que estiveram conosco nessa luta em busca de recursos. Esse trabalho conjunto está trazendo resultados concretos para Godoy Moreira”, afirmou o prefeito.



Suíça vence Canadá, lidera Grupo B, e Bósnia bate Catar na Copa


A Suíça confirmou a liderança do Grupo B da Copa do Mundo de 2026 ao vencer o Canadá por 2 a 1, nesta quarta-feira (24), no BC Place, em Vancouver. Com o resultado, a seleção suíça avançou aos 16 avos de final na primeira colocação da chave, enquanto os canadenses também seguem vivos no torneio, na segunda posição.

Depois de um primeiro tempo equilibrado e sem gols, a Suíça decidiu a partida no início da etapa final. Aos dois minutos, Rubén Vargas aproveitou cruzamento rasteiro pela direita e abriu o placar. Pouco depois, aos 11 minutos, Johan Manzambi ampliou após falha do goleiro Maxime Crépeau.

Com a vantagem, os suíços passaram a controlar o ritmo da partida. O Canadá, apoiado pela torcida, conseguiu reagir apenas na reta final. Aos 32 minutos, Promise David, que havia acabado de entrar, recebeu dentro da área e diminuiu para os donos da casa.

A equipe canadense ainda pressionou em busca do empate e teve boa chance em bola parada cobrada por Stephen Eustáquio para Derek Cornelius, que cabeceou com perigo para fora. A reação, porém, não foi suficiente para evitar a derrota.

A vitória coroou a campanha sólida da Suíça, que terminou a fase de grupos sem derrotas. O Canadá também avançou ao mata-mata graças aos resultados anteriores, especialmente a goleada por 6 a 0 sobre o Catar na segunda rodada.

No outro jogo do grupo, a Bósnia e Herzegovina venceu o Catar por 3 a 1, no Lumen Field, em Seattle, e encaminhou a classificação como uma das melhores terceiras colocadas da competição. Já o Catar terminou na última posição e se despediu do Mundial.

A equipe bósnia começou melhor e abriu o placar aos 28 minutos do primeiro tempo. Alajbegovic deixou três marcadores para trás e acertou um chute no ângulo, sem chances para o goleiro Abunada. Cinco minutos depois, Kolasinac cruzou da esquerda, Dzeko desviou de primeira na segunda trave e a bola bateu no lateral Al-Brake antes de entrar. O lance foi registrado como gol contra.

Antes do intervalo, a Bósnia ainda quase marcou o terceiro com Dzeko, que recebeu lançamento de Alajbegovic, invadiu a área e acertou a trave. O Catar reagiu nos minutos finais da primeira etapa e diminuiu aos 41, após jogada de Afif e Pedro Miguel pela direita, completada por Al-Haydos na pequena área.

No segundo tempo, o Catar tentou pressionar em busca do empate, mas teve dificuldades diante da marcação bósnia. A melhor oportunidade saiu novamente com Afif, que finalizou para a rede pelo lado de fora.

A Bósnia retomou o controle na reta final e confirmou a vitória aos 34 minutos, quando Mahmic apareceu bem na área para marcar o terceiro gol e decretar o placar de 3 a 1.

Com os resultados, Suíça e Canadá avançam como os dois primeiros colocados do Grupo B. A Bósnia e Herzegovina fica próxima de confirmar vaga entre os melhores terceiros colocados, enquanto o Catar encerra sua participação na Copa do Mundo de 2026 sem avançar à fase eliminatória.

Quase 3 toneladas de maconha são encontradas em teto falso de carreta no Paraná

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, nesta terça-feira (23), cerca de 2,7 toneladas de maconha escondidas em um compartimento oculto no teto de uma carreta, na BR-163, em Cascavel, no Oeste do Paraná. O motorista foi preso em flagrante por tráfico de drogas.



Segundo a PRF, o veículo foi interceptado durante abordagem na rodovia. Inicialmente, a carreta aparentava estar vazia. O condutor informou aos policiais que seguiria para o Norte do Paraná, onde seria carregado antes de viajar para o Rio de Janeiro.

Durante a fiscalização, os policiais perceberam contradições nas informações repassadas pelo motorista e decidiram realizar uma vistoria mais detalhada no veículo.

Ao verificarem o teto do semirreboque, as equipes encontraram um fundo falso preparado para o transporte da droga. No compartimento oculto, foram localizados os tabletes de maconha, que totalizaram aproximadamente 2,7 toneladas.



Uma equipe da Polícia Militar também foi acionada para prestar apoio à ocorrência.

O motorista recebeu voz de prisão e foi encaminhado, junto com a carreta e a droga apreendida, para a Delegacia de Polícia Civil de Cascavel, onde foram adotados os procedimentos cabíveis.

Fonte: PRF e NH Notícias

Edição: Canal HP


Cresol completa 31 anos e consolida modelo de expansão sustentável



A Cresol, instituição financeira cooperativa com mais de um milhão de cooperados, completa 31 anos nesta quarta-feira, 24 de junho, reafirmando os pilares que sustentam sua trajetória de crescimento. Ao longo das últimas décadas, a Cresol construiu uma história baseada na proximidade com os cooperados e na entrega de soluções financeiras que impulsionam o desenvolvimento local e regional. Esse modelo permitiu à cooperativa manter um ritmo de crescimento médio de 30% nos últimos sete anos, resultado de uma estratégia estruturada de expansão pautada pelo equilíbrio entre crescimento, segurança e solidez financeira.



Com governança responsável, planejamento de longo prazo, fortalecimento patrimonial e compromisso permanente com seus cooperados, o aniversário da cooperativa representa um marco de maturidade institucional e evidencia a capacidade de expandir seus negócios de forma consistente, sustentável e alinhada às necessidades das comunidades onde atua.

“Nesses 31 anos de história, construímos uma trajetória que nos orgulha muito, e isso é pautado pela responsabilidade e pelo compromisso com nossos cooperados. Celebrar mais de três décadas de atuação é a prova do nosso crescimento contínuo, fortalecido pela confiança de quem caminha conosco e pela dedicação em gerar desenvolvimento para as comunidades onde estamos presentes”, afirma Alzimiro Thomé, presidente da Central Cresol Baser. 

Ampliação do acesso ao crédito e recorde em distribuição de resultados

Ao completar 31 anos, a Cresol se mantém como uma das principais instituições financeiras cooperativas do país e os resultados mais recentes mostram esse momento de consolidação. Em 2026, a cooperativa alcançou um marco histórico ao distribuir mais de R$ 480 milhões aos cooperados, entre sobras e juros sobre o capital social. O montante representa um crescimento de 72% em relação ao exercício anterior, quando foram distribuídos R$ 279 milhões. 

Outro indicador que demonstra a força da Cresol é sua atuação na ampliação do acesso ao crédito. Em 2025, a cooperativa encerrou o ano como a maior operadora de recursos do BNDES para pessoas físicas no Brasil, com mais de R$ 8,7 bilhões liberados em mais de 103 mil operações. 

Cooperativismo reconhecido como manifestação da cultura brasileira

A comemoração do início de mais uma década da cooperativa acontece no mesmo mês em que o cooperativismo brasileiro foi agraciado com um reconhecimento formal na legislação brasileira. No último dia 16 de junho, foi publicada a Lei 15.433/2026, que reconhece o segmento como manifestação cultural nacional, reforçando a importância de um modelo criado por meio de ajuda mútua, participação democrática e desenvolvimento coletivo. 



A nova lei também reafirma o papel do Estado no apoio e estímulo à atividade cooperativista, conforme está previsto no artigo 174 da Constituição Federal, que visa determinar o incentivo e fortalecimento do setor, fazendo com que ele seja integrado como parte da política econômica nacional. 


Conheça mais sobre a história da Cresol no livro “Tudo Começa Por Você – 30 anos em 30 contos”. Acesse aqui.

Mulher é morta dentro de casa e deixa dois filhos; companheiro é suspeito


A Polícia Civil investiga a morte de Adriana Aparecida dos Santos, de 37 anos, encontrada sem vida na noite de segunda-feira (22), em uma propriedade rural no interior de Lages, na Serra de Santa Catarina. O caso foi registrado como feminicídio, e o principal suspeito é o companheiro da vítima.

De acordo com as autoridades, o corpo de Adriana foi localizado dentro de uma residência. Equipes da Polícia Militar estiveram no local e constataram que a mulher apresentava lesões compatíveis com agressões físicas.

Segundo informações preliminares, o suspeito teria deixado o imóvel logo após o crime e fugido a pé por áreas de mata e pastagem da região.

As forças de segurança seguem realizando buscas para localizar o homem. A Polícia Civil conduz a investigação com base nas evidências recolhidas no local e nos depoimentos de testemunhas.

Adriana Aparecida dos Santos deixa dois filhos. O corpo foi encaminhado para os procedimentos periciais, que deverão auxiliar no esclarecimento das circunstâncias da morte.

Fonte: Rede Massa

Edição: Canal HP

Homem morre atropelado ao tentar ajudar nora após acidente na BR-280


Um homem de 57 anos morreu após ser atropelado enquanto tentava ajudar a nora, que havia se envolvido em um acidente na noite de segunda-feira (22), na BR-280, entre Mafra e Rio Negrinho, em Santa Catarina. A vítima foi identificada como Joel Francisco Nunes.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar, o acidente aconteceu na região da comunidade de Rio Preto. Joel foi encontrado caído às margens da rodovia, em parada cardiorrespiratória e com ferimentos graves.

De acordo com as informações apuradas, a nora de Joel, de 26 anos, havia sido atingida por um veículo que invadiu o acostamento. Ela retornava de São Bento do Sul quando ocorreu o primeiro acidente.

Ao saber da situação, Joel foi até o local para prestar ajuda à familiar, mas acabou sendo atropelado por um caminhão enquanto tentava socorrê-la.

Equipes de resgate iniciaram manobras de reanimação ainda na rodovia e encaminharam a vítima à Fundação Hospitalar de Rio Negrinho. Apesar dos esforços, ele não resistiu aos ferimentos.

A nora foi localizada consciente em um barranco próximo à pista. Ela apresentava suspeita de fratura na pelve e ferimento na cabeça, sendo socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada ao hospital.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local e investiga as circunstâncias do atropelamento e do acidente inicial.

Morador de Rio Negro, no Paraná, Joel Francisco Nunes deixa esposa, filho, nora, irmãos e demais familiares. A morte causou comoção entre familiares e amigos, que prestaram homenagens nas redes sociais.

Fonte: Banda B

Edição: Canal HP

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

SANEPAR | GOVERNDO DO PARANÁ

SÃO PEDRO DO IVAÍ

SÃO JOÃO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA

FAXINAL

FAXINAL