ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...


sexta-feira, 26 de junho de 2026

COTAÇÃO AGRÍCOLA AGROPRODUZ - Preços da tarde - 26/06/2026



 

Homem embriagado aciona PM após confundir motociclista com atirador em bar no Paraná


Um homem em visível estado de embriaguez acionou a Polícia Militar na noite desta quinta-feira (25), após confundir um motociclista com um criminoso armado em um bar localizado no Jardim Catuaí, em Apucarana.

Segundo as informações, o cliente se trancou no banheiro do estabelecimento para ligar para a PM. Ele relatou que um homem encapuzado teria dito que mataria duas pessoas e que carregava um volume suspeito na cintura.

Ao chegarem ao local para verificar a suposta ameaça, os policiais encontraram o bar funcionando normalmente, com cerca de dez pessoas no ambiente. O solicitante foi localizado jogando sinuca e manteve a versão de que um homem usando touca tipo balaclava havia feito ameaças antes de deixar o local.

A situação foi esclarecida pelo proprietário do estabelecimento e por outros clientes. Eles informaram que o suposto criminoso era, na verdade, um frequentador habitual do bar, que usava a balaclava apenas para se proteger do frio enquanto andava de motocicleta.

Ainda conforme as testemunhas, o motociclista havia saído do trabalho em uma empresa próxima, passou pelo bar para consumir uma bebida não alcoólica, pagou a conta e foi embora, sem apresentar comportamento agressivo.

Diante do mal-entendido, a Polícia Militar orientou os presentes e encerrou a ocorrência sem necessidade de outras medidas.

Fonte: TNOnline e NH Notícias

Edição: Canal HP

ExpoFênix 2026 terá shows nacionais e tradicional Peixe na Cerâmica em comemoração aos 66 anos de Fênix

A programação oficial da ExpoFênix 2026 foi definida e promete três dias de festa, cultura, gastronomia e entretenimento em comemoração aos 66 anos de Fênix. O evento será realizado nos dias 24, 25 e 26 de julho, com entrada franca, em uma megaestrutura montada no Estádio Municipal Pingão.

A abertura acontece na sexta-feira (24), com show nacional da dupla Pedro Paulo & Alex, conhecida como PPA. No sábado (25), o público poderá acompanhar o show nacional da banda CountryBeat, garantindo mais uma noite de música e animação.

No domingo (26), a programação será dedicada ao tradicional prato típico Peixe na Cerâmica, um dos principais símbolos gastronômicos de Fênix. O dia também contará com apresentações de artistas pratas da casa e show especial durante o almoço com o Grupo DiResponsa, levando samba e pagode ao público presente.

Além das atrações musicais e gastronômicas, a ExpoFênix 2026 terá exposição de artesanato, parque infantil gratuito, praça de alimentação e o 1º Encontro de Motorhomes, ampliando as opções de lazer para moradores e visitantes.

A ExpoFênix 2026 é uma realização da Prefeitura Municipal de Fênix, com apoio da Câmara de Vereadores e da Secretaria de Estado do Turismo do Paraná. O evento celebra os 66 anos de história e desenvolvimento do município e deve movimentar a região durante os três dias de programação.

Beto Preto destaca investimentos de R$ 5,6 milhões na saúde para municípios do Vale do Ivaí


Os municípios do Vale do Ivaí receberão juntos R$ 5.614.930,00 em recursos do Governo do Paraná para fortalecer o atendimento especializado do Sistema Único de Saúde (SUS). O anúncio foi feito pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, que autorizou o repasse de R$ 202,1 milhões aos 399 municípios paranaenses, por meio do Fundo Estadual de Saúde.

Entre os municípios da região, Apucarana, cidade de origem do deputado federal Beto Preto, receberá R$ 2.293.470,00, o maior repasse do Vale do Ivaí. 


Ex-secretário de Estado da Saúde, Beto Preto destacou que os recursos são fruto da política municipalista implantada durante sua gestão na Sesa, em parceria com o governador Ratinho Junior.


"Desde que assumimos a Secretaria da Saúde, trabalhamos para fortalecer os municípios, garantindo que os investimentos chegassem diretamente às cidades. Esse modelo municipalista, construído ao lado do governador Ratinho Junior, permitiu ampliar o acesso da população aos serviços especializados e consolidou o Paraná como referência nacional em saúde pública", afirmou o deputado.


No Vale do Ivaí, os recursos serão distribuídos da seguinte forma:


- Apucarana – R$ 2.293.470,00

- Arapuã – R$ 60.741,00

- Ariranha do Ivaí – R$ 39.967,00

- Bom Sucesso – R$ 113.458,00

- Borrazópolis – R$ 132.906,00

- Califórnia – R$ 152.371,00

- Cambira – R$ 170.765,00

- Cruzmaltina – R$ 48.790,00

- Faxinal – R$ 282.132,00

- Godoy Moreira – R$ 49.487,00

- Grandes Rios – R$ 93.959,00

- Ivaiporã – R$ 570.622,00

- Jandaia do Sul – R$ 372.810,00

- Kaloré – R$ 79.322,00

- Lidianópolis – R$ 67.779,00

- Lunardelli – R$ 82.688,00

- Marilândia do Sul – R$ 148.937,00

- Mauá da Serra – R$ 164.713,00

- Novo Itacolomi – R$ 54.859,00

- Rio Bom – R$ 54.638,00

- Rosário do Ivaí – R$ 93.228,00

- Sabáudia – R$ 161.687,00

- São João do Ivaí – R$ 180.863,00

- São Pedro do Ivaí – R$ 144.738,00


Os recursos poderão ser utilizados para ampliar consultas, exames e procedimentos especializados, reduzindo filas e fortalecendo o atendimento à população.


Beto Preto ressaltou que Apucarana e todo o Vale do Ivaí sempre estiveram entre as prioridades da política de regionalização da saúde desenvolvida pelo Governo do Estado.

"Tenho um compromisso muito forte com Apucarana e com toda a região do Vale do Ivaí. Como secretário de Estado da Saúde, trabalhamos para descentralizar os investimentos e fortalecer a rede regional. Ver esses recursos chegando aos municípios mostra que esse trabalho continua, beneficiando milhares de famílias e garantindo uma saúde pública cada vez mais eficiente", concluiu o deputado.

Feira do Empreendedor do Sebrae é lançada em Ivaiporã e mobiliza Vale do Ivaí para evento gratuito em Londrina






A sede do Sesc/Senac de Ivaiporã recebeu, na manhã desta sexta-feira (26), o lançamento regional da Feira do Empreendedor Sebrae 2026, considerada um dos maiores eventos de empreendedorismo do Brasil. O encontro reuniu prefeitos, lideranças empresariais, representantes de entidades e autoridades da região para apresentar a programação da feira, que será realizada nos dias 6, 7 e 8 de agosto, no Parque de Exposições Ney Braga, em Londrina.

O objetivo do lançamento foi mobilizar municípios do Vale do Ivaí para organizarem caravanas e ampliarem a participação de empresários, microempreendedores e pessoas que sonham em abrir o próprio negócio. A participação na feira será totalmente gratuita, incluindo entrada, estacionamento e transporte para as caravanas organizadas pelos municípios.


A consultora do Sebrae, Joelma Katto, destacou que a interiorização da Feira do Empreendedor representa uma grande oportunidade para os empresários da região. “Estamos lançando territorialmente uma das maiores feiras de empreendedorismo do Brasil. Antes ela acontecia apenas em Curitiba e, neste ano, chega à nossa regional de Londrina. Teremos oficinas, consultorias, palestras, expositores e diversas atividades voltadas tanto para quem já possui um negócio quanto para quem deseja empreender. Nossa expectativa é mobilizar caravanas em todos os municípios para que os empreendedores aproveitem essa grande oportunidade”.


Joelma ressaltou que o evento contará com palestras de grandes nomes do empreendedorismo nacional, como João Branco, ex-vice-presidente de Marketing do McDonald’s Brasil; Caíto Maia, fundador da Chilli Beans; e Carla Sarni, fundadora da maior rede de franquias odontológicas do país.



O gerente da Regional Norte do Sebrae, Rubens Fernandes Negrão, enfatizou que, embora aconteça em Londrina, a feira pertence a toda a região Norte do Paraná. “A Feira do Empreendedor não é um evento de Londrina, ela é um evento da região Norte do Paraná. O Vale do Ivaí possui uma forte vocação empreendedora e queremos despertar ainda mais esse potencial, incentivando empresas, entidades e poder público a organizarem caravanas e levarem seus empreendedores para participar”, afirma.


Rubens destacou que o empreendedorismo é uma importante política pública de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda. “A feira é destinada não apenas a quem já possui empresa, mas também para quem deseja abrir o próprio negócio. Sabemos que empreender é um dos maiores sonhos do brasileiro, e queremos oferecer conhecimento, orientação e oportunidades para transformar esse sonho em realidade”.


Durante os três dias de evento, serão realizadas mais de 80 palestras, além de oficinas, consultorias, espaços temáticos, exposição de franquias, prestadores de serviços e uma área denominada “Compre do Pequeno”, destinada à comercialização de produtos de pequenos empreendedores.

A programação também contará com 17 expositores, praça de alimentação com food trucks e diversas experiências voltadas ao desenvolvimento dos negócios.


A orientação é que os interessados procurem as Salas do Empreendedor ou as administrações municipais para obter informações sobre as caravanas que serão organizadas para a feira.


Estiveram presentes no lançamentos os prefeito de Ivaiporã, Luiz Carlos Gil, de Jardim Alegre, Moisés Santos, de Lunardelli, Wanderley Sardi, além do prefeito de Rio Branco do Ivaí e presidente da Amuvi, Pedro Taborda. 


Acadêmicos de Direito da Fatec Ivaiporã acompanham Tribunal do Júri a convite do juiz César Consalter





A convite do juiz da Comarca de Ivaiporã, César Augusto Consalter, 17 acadêmicos do curso de Direito da Fatec Ivaiporã conheceram a rotina do Poder Judiciário e acompanharam uma sessão do Tribunal do Júri que julgou um processo de homicídio, nesta sexta-feira, dia 26 de junho.

A visita foi organizada pela coordenadora do curso de Direito, Pollyana Ferreti, que proporcionou aos acadêmicos uma experiência além da sala de aula. Inicialmente, a visita foi planejada para os acadêmicos do 1º período. Com o interesse dos demais foi ampliada a outras turmas.

Antes do início da sessão, o juiz César Augusto Consalter recebeu o grupo no plenário do Tribunal do Júri e apresentou as principais etapas do procedimento – desde a investigação policial à votação realizada pelos jurados. Também explicou a função de cada profissional envolvido no julgamento e informou que o Tribunal do Júri é um dos momentos mais ricos para quem está iniciando a formação jurídica.

 

Visão completa

Segundo o magistrado, acompanhar uma sessão permite que os acadêmicos entendam como atuam o juiz, Ministério Público, defesa, servidores e os jurados – além de facilitar a identificação com a área em que desejam atuar. “O Tribunal do Júri oferece uma visão muito completa da prática jurídica. É uma oportunidade para que o acadêmico compreenda o papel de cada profissional e descubra a carreira com a qual mais se identifica”, afirmou.

Para Gabriel Rossi, acadêmico do 3º período, a visita representa uma oportunidade de aproximar a teoria da realidade do processo judicial. “É mais fácil entender os ritos do júri, como acontece a escolha dos jurados, a atuação de cada profissional e a condução da sessão. É uma experiência que agrega muito à formação”, garantiu.

Entre os participantes estava também o acadêmico Matias Souza, que pretende seguir a carreira da magistratura. “Assistir ao júri ajuda a entender como funciona e confirma o caminho que quero seguir na área do Direito”, disse.

Conforme Pollyana Ferreti faz parte da proposta do curso de Direito. “Quanto mais cedo os acadêmicos vivenciam a prática, mais segurança desenvolvem no exercício do Direito”, concluiu.

Lúcia Lima – jornalista

Morre João Nego, ex-vereador de Lunardelli



Os familiares do senhor João Francisco da Silva, popular João Nego, informam seu falecimento ocorrido nesta sexta-feira (26). Ele estava com 71 anos e, segundo informações, vinha enfrentando problemas de saúde há vários meses. 


O corpo será velado na Capela Mortuária e o sepultamento neste sábado (27), às 08h00 da manhã, no Cemitério Municipal. João Nego era ex-vereador de Lunardelli.

São Pedro do Ivaí realiza 15ª Conferência Municipal de Saúde e define propostas para fortalecer o SUS




A Prefeitura de São Pedro do Ivaí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na tarde desta quinta-feira (25) a 15ª Conferência Municipal de Saúde. O evento, realizado na Associação Antoniana, reuniu autoridades, profissionais da área, representantes de entidades e moradores para debater propostas voltadas ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no município.

Durante a conferência, os participantes discutiram eixos temáticos relacionados à saúde pública e elaboraram propostas que serão encaminhadas para a etapa estadual da conferência. Também foi escolhido o delegado que representará o município nas próximas fases do processo, contribuindo com as discussões em nível estadual e nacional.

A secretária municipal de Saúde, Simone Tavares Magri, destacou a importância da participação popular na construção das políticas públicas. Segundo ela, o município realizou três pré-conferências antes do encontro principal. “É um momento que a gente debate melhoras para a saúde pública dos municípios. Hoje vamos trazer as propostas para discutir e melhorar cada vez mais a nossa saúde pública”, afirmou.

O prefeito Rildo Bernardes de Camargo ressaltou que a conferência fortalece o diálogo entre a gestão e a população. “O mais importante é a participação da população. Quando a gente se une para resolver os problemas, fica mais fácil encontrar soluções e melhorar cada vez mais a saúde do município”, disse.

Representando a 16ª Regional de Saúde de Apucarana, a assistente social Márcia Regina da Silva de Souza enfatizou que a conferência é um dos principais instrumentos de participação popular no SUS. “A conferência é um momento de decisão e participação. É a sociedade quem define o que precisa melhorar na cidade e quais propostas serão levadas para o Estado e para o país”, explicou.

O vice-prefeito Elço Fabiano destacou que o encontro também representa um momento de transparência da administração pública. “É a oportunidade de mostrar para a população o que está acontecendo na saúde do município e prestar contas das ações desenvolvidas”, afirmou.

Já o vereador Alexandre Bolognini reforçou a importância da participação do Legislativo nas discussões. “São debatidos vários pontos referentes à saúde para que possamos buscar melhorias e contribuir para que a saúde de São Pedro do Ivaí avance cada vez mais”, comentou.

Além das discussões, a conferência também apresentou informações sobre investimentos realizados na saúde municipal, incluindo novos veículos para o transporte sanitário, obras, equipamentos e ampliação da estrutura de atendimento. As propostas aprovadas durante o evento seguirão para a Conferência Estadual de Saúde, onde poderão contribuir para a formulação de políticas públicas em todo o Paraná e, posteriormente, em âmbito nacional.

OFERTAS DE SEXTA E SÁBADO DO BEM BOM ATACADISTA




 

Carro é atingido em cruzamento e quase adentra lotérica em São João do Ivaí







Um acidente de trânsito foi registrado por volta das 8h40 da manhã desta sexta-feira (26), no cruzamento das avenidas Curitiba e São João, próximo à prefeitura de São João do Ivaí.



Segundo as informações apuradas no local, um veículo preto realizava o cruzamento seguindo o fluxo em direção à Praça Duque de Caxias quando foi atingido na traseira por outro automóvel. Com o impacto, o motorista perdeu o controle da direção e o carro acabou invadindo a calçada, atingindo a porta da agência lotérica.

Apesar do susto e dos danos materiais causados ao estabelecimento e aos veículos envolvidos, a princípio não houve registro de pessoas feridas. A Polícia Militar compareceu ao local para registro. 



O cruzamento onde ocorreu a colisão é conhecido por registrar acidentes com frequência, o que volta a chamar a atenção para a necessidade de redobrar os cuidados por parte dos motoristas que trafegam pelo local, bem como para novos projetos de sinalização.

As circunstâncias do acidente deverão ser apuradas pelas autoridades competentes.


CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

SANEPAR | GOVERNDO DO PARANÁ

SÃO PEDRO DO IVAÍ

SÃO JOÃO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA

FAXINAL

FAXINAL