ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...


sábado, 27 de junho de 2026

Mauá da Serra reinaugura Cetea e reforça atendimento especializado no município













A Prefeitura de Mauá da Serra realizou, na tarde desta sexta-feira (26), a reinauguração do Centro Especializado de Atendimento (Cetea). A entrega marca um avanço na oferta de serviços voltados ao desenvolvimento e atendimento de crianças e adolescentes do município.

A solenidade reuniu autoridades municipais e estaduais, entre elas o deputado estadual Do Carmo, o prefeito Giva Lopes, o vice-prefeito Lei Machado, vereadores, secretários municipais, profissionais da unidade, mães, alunos e membros da comunidade.

Com a revitalização, o Cetea passa a contar com um espaço mais moderno, acolhedor e adequado para atender as famílias. A estrutura reforça o trabalho desenvolvido pela equipe multidisciplinar e contribui para a ampliação da qualidade dos serviços prestados.

Durante a cerimônia, as autoridades destacaram a importância dos investimentos em inclusão, educação e atendimento especializado. Também foi ressaltado o compromisso da administração municipal com políticas públicas voltadas à qualidade de vida e ao desenvolvimento das crianças e adolescentes atendidos. 

A reinauguração do Cetea representa mais uma ação da Prefeitura de Mauá da Serra para fortalecer o atendimento especializado e promover uma cidade mais inclusiva, humana e preparada para atender às necessidades da população.

Fonte: Prefeitura de Mauá da Serra

Edição: Canal HP


SÁBADO DO AÇOUGUE NA IMPERIAL CASA DE CARNE



 

Homem invade clínica e furta 10 litros de quentão sem álcool no Paraná


Um homem ainda não identificado invadiu uma clínica no bairro Alto da XV, em Curitiba, na madrugada desta quinta-feira (25), e furtou 10 litros de quentão sem álcool que seriam usados em uma festa junina para funcionários e pacientes.

Segundo funcionários da clínica, o homem pulou o muro, passou pelo telhado e acessou uma porta que dava entrada à cozinha. Câmeras de segurança registraram o suspeito vasculhando o local e saindo com dois garrafões de quentão.

Na madrugada desta sexta-feira (26), o mesmo homem voltou ao local, mas encontrou a porta da cozinha fechada. Desta vez, ele furtou cabos de cobre do ar-condicionado e danificou o compressor da cadeira utilizada por uma dentista que atende na clínica.

Por causa dos danos, atendimentos precisaram ser desmarcados. A gerente da clínica, Ângela Nassife, lamentou o prejuízo. “Hoje o prejuízo foi bem maior. Antes ele tivesse ficado só com os quentões”, afirmou.

A proprietária do estabelecimento registrou boletim de ocorrência e informou temer que o suspeito retorne ao local. A Polícia Civil investiga o caso.

Apesar do furto, a festa junina da clínica foi realizada normalmente nesta sexta-feira, com os demais quitutes, mas sem o quentão.

Fonte: g1 e NH Notícias

Edição: Canal HP


Bélgica goleia Nova Zelândia, lidera grupo, e Egito avança na Copa

A Bélgica acordou na hora certa na Copa do Mundo de 2026. Depois de decepcionar nos dois primeiros jogos, a seleção belga goleou a Nova Zelândia por 5 a 1, no BC Place, em Vancouver, no Canadá, pela terceira e última rodada do Grupo G, e garantiu a liderança da chave.

A vitória belga, combinada com o empate entre Egito e Irã, deixou a Bélgica na primeira colocação, com cinco pontos, mesma pontuação dos egípcios, mas com vantagem no saldo de gols. A Nova Zelândia terminou na lanterna, com apenas um ponto.

A Bélgica começou a partida pressionando muito e quase abriu o placar aos 10 minutos. Trossard recebeu dentro da área, chutou na saída do goleiro, a bola bateu na trave e foi tirada por Brindon em cima da linha.

A pressão continuou. De Bruyne arriscou de fora da área e Crocombe fez boa defesa. Aos 21 minutos, o árbitro chegou a marcar pênalti após finalização de Trossard, mas voltou atrás ao revisar o lance e constatar que o braço do defensor da Nova Zelândia estava junto ao corpo.

O gol belga saiu aos 28 minutos. De Bruyne cobrou escanteio, a defesa adversária se atrapalhou, e a bola sobrou quase em cima da linha para Trossard completar para as redes.

Ainda no primeiro tempo, a Bélgica acumulou chances perdidas. Na melhor delas, De Ketelaere recebeu na área e finalizou rasteiro, mas parou em grande defesa de Crocombe.

Logo aos seis minutos do segundo tempo, a Bélgica ampliou. Trossard recebeu na área, tentou finalizar, a bola bateu em Vanaken e voltou para ele. O camisa 10 dominou no peito e chutou forte para fazer 2 a 0.

A Nova Zelândia quase diminuiu na sequência, com Just, que arriscou de fora da área e obrigou Courtois a buscar no canto. Depois do susto, a Bélgica voltou a controlar a partida e marcou o terceiro aos 21 minutos, com De Bruyne, em chute de fora da área.

Na reta final, o jogo ficou movimentado. A Nova Zelândia diminuiu aos 38 minutos, com Just. Dois minutos depois, Lukaku respondeu de cabeça e marcou o quarto gol belga. Nos acréscimos, Saelemaekers recebeu na área e fechou a goleada por 5 a 1.

No outro jogo do Grupo G, Egito e Irã empataram por 1 a 1, no Lumen Field, em Seattle. O resultado garantiu uma classificação inédita dos egípcios à segunda fase da Copa do Mundo, enquanto o Irã terminou em terceiro lugar e ainda aguarda a definição dos demais grupos para saber se avançará entre os melhores terceiros colocados.

O Egito começou melhor e abriu o placar logo aos quatro minutos. Salah finalizou dentro da área, Beiranvand falhou ao tentar afastar, e a bola sobrou para Saber marcar.

A resposta iraniana veio imediatamente. No lance seguinte, Taremi sofreu pênalti, mas desperdiçou a cobrança ao parar em grande defesa de Shobeir. Apesar do erro, o Irã conseguiu empatar pouco depois. Aos 13 minutos, Mohammadi finalizou cruzado, o goleiro egípcio deu rebote, e Rezaeian apareceu livre para completar para o gol.

Depois de um primeiro tempo intenso, a etapa final foi mais estudada. O Egito administrava o resultado que garantia a classificação, enquanto o Irã tentava encontrar espaços para buscar a virada.

Nos minutos finais, a partida ficou dramática. Aos 47 minutos, Rezaeian levantou a bola na área, Shobeir falhou na saída do gol, e Khalilzadeh mandou para as redes. O gol, porém, foi anulado por impedimento.

Ainda houve tempo para mais uma grande chance iraniana. Aos 52 minutos, Ezatolahi acertou o travessão e quase mudou o destino da partida.

Com os resultados, a Bélgica terminou na liderança do Grupo G, seguida pelo Egito, que avançou na segunda colocação. O Irã, com três pontos, segue vivo na disputa por uma vaga entre os melhores terceiros colocados, enquanto a Nova Zelândia se despede da Copa.

Na fase de 16 avos de final, o Egito enfrentará a Austrália, segunda colocada do Grupo D, na próxima sexta-feira, em Dallas. Já a Bélgica aguarda a definição do adversário, que será um dos melhores terceiros colocados.

Fonte: ESPN

Edição: Canal HP


Espanha vence Uruguai, lidera grupo, e Cabo Verde faz história na Copa

A Espanha venceu o Uruguai por 1 a 0 nesta sexta-feira (26), no Estádio Akron, em Guadalajara, no México, e confirmou a liderança do Grupo H da Copa do Mundo de 2026. Com o resultado, a seleção espanhola avançou aos 16 avos de final, enquanto os uruguaios foram eliminados ainda na fase de grupos.

O jogo começou equilibrado, com propostas diferentes das duas equipes. A Espanha controlava a posse de bola e buscava espaços na defesa adversária, enquanto o Uruguai marcava forte e tentava explorar os contra-ataques.

A primeira grande chance foi uruguaia, aos 20 minutos. Valverde encontrou espaço nas costas de Cucurella e cruzou rasteiro para Darwin Núñez, que apareceu na pequena área, mas furou ao tentar finalizar de calcanhar.

Quando o Uruguai parecia crescer na partida, a Espanha abriu o placar aos 41 minutos, em falha de Muslera. Baena recebeu de Llorente dentro da área e chutou fraco, mas o goleiro uruguaio não conseguiu defender e acabou aceitando o gol.

Após a falha, Muslera passou a ser vaiado por parte da torcida uruguaia presente no estádio. Ainda no primeiro tempo, a Celeste teve chance de empatar nos acréscimos, quando Darwin Núñez desviou cruzamento de Maxi Araújo, mas Unai Simón fez boa defesa.

No intervalo, o técnico Marcelo Bielsa decidiu trocar o goleiro e colocou Rochet no lugar de Muslera. Mesmo assim, o Uruguai teve dificuldades para criar chances claras na segunda etapa. Bielsa ainda surpreendeu ao tirar Valverde para a entrada de Viñas, mudança que deixou o meia do Real Madrid visivelmente irritado ao sair de campo.

Com mais espaços, a Espanha passou a administrar a vantagem e quase ampliou aos 40 minutos. Ferran Torres tabelou com Fabián Ruiz, ficou de frente para Rochet e acertou o travessão.

Com a vitória, a Espanha terminou o Grupo H na liderança, com sete pontos. O adversário na próxima fase será Áustria ou Argélia, que disputam a vice-liderança do Grupo J. Já o Uruguai encerrou a participação na terceira colocação, com apenas dois pontos, sem chances de avançar entre os melhores terceiros colocados.

No outro jogo da chave, Cabo Verde fez história ao empatar por 0 a 0 com a Arábia Saudita e garantir a segunda colocação do grupo, com três pontos. A classificação foi confirmada também com a ajuda da vitória da Espanha sobre o Uruguai.

A partida entre Cabo Verde e Arábia Saudita teve poucas chances no primeiro tempo. Cabo Verde criou a melhor oportunidade quando Livramento avançou pela direita e cruzou rasteiro para a área, mas a bola passou por trás de Semedo.

Mesmo sem gols, a torcida cabo-verdiana comemorou durante o jogo ao saber do gol da Espanha contra o Uruguai, resultado que colocava a equipe momentaneamente na segunda posição do grupo.

Na segunda etapa, Cabo Verde foi quem mais buscou o ataque e teve as melhores chances. Nuno da Costa fez boa jogada na entrada da área e deixou Laros Duarte cara a cara com Al-Owais, mas o camisa 15 finalizou em cima do goleiro saudita.

A Arábia Saudita pouco produziu ofensivamente e não conseguiu levar grande perigo ao goleiro Vozinha. Nos minutos finais, Nuno da Costa ainda perdeu uma chance clara, mas o empate foi suficiente para garantir a classificação histórica de Cabo Verde ao mata-mata.

Com os resultados, a Espanha avançou como líder do Grupo H, Cabo Verde ficou com a segunda vaga e enfrentará a Argentina nos 16 avos de final. Uruguai e Arábia Saudita, ambos com dois pontos, foram eliminados da Copa do Mundo.

Fonte: ESPN

Edição: Canal HP


NOTA DE FALECIMENTO - Lunardelli



É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Celso Bastos, carinhosamente conhecido como Celso da Betinha, motorista da Saúde de Lunardelli.

Seu corpo será velado na Capela Mortuária de Lunardelli. O horário do sepultamento será informado posteriormente pela família.

Neste momento de dor, manifestamos nossos mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos. Que Deus conforte o coração de todos e conceda força para enfrentar esta irreparável perda.


Zazz promove banca de troca de figurinhas da Copa do Mundo neste sábado em São João do Ivaí



Os apaixonados por futebol e colecionadores de figurinhas têm um encontro marcado neste sábado, dia 27 de junho, em São João do Ivaí. A Zazz realiza mais uma edição da tradicional Banca Zazz de Figurinhasa partir das 15h, na Arena do Hexa – 4Bodes, e é aberto ao público.


Além da oportunidade de completar o álbum da Copa do Mundo, a ação contará com mais de 500 figurinhas disponíveis para troca para o público em geral. Já os clientes Zazz terão um benefício exclusivo, com mais de 1.000 figurinhas disponíveis, além de participação em sorteios de figurinhas.


Durante a programação também haverá pipoca e algodão-doce para os participantes, tornando a tarde ainda mais especial para crianças, jovens e famílias.


Quem ainda não é cliente da Zazz poderá conhecer os serviços da empresa durante o evento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 642 7114.


A organização convida toda a comunidade de São João do Ivaí e região para participar, levar seu álbum e suas figurinhas repetidas e aproveitar uma tarde de muita diversão e confraternização.


Motorista não obedece ordem policial e avança veículo em direção a soldado em São João do Ivaí



Um motorista teve o veículo apreendido pela Polícia Militar na manhã de sexta-feira (26), em São João do Ivaí, após desobedecer à sinalização durante o atendimento de um acidente de trânsito e ser flagrado dirigindo sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida.



Segundo o boletim de ocorrência, a equipe policial realizava o controle do tráfego no cruzamento das avenidas Curitiba e São João, com a Rua Meron Heuko, enquanto os veículos envolvidos em um acidente eram removidos por um guincho.

Durante a operação, os policiais visualizaram uma Fiat Strada trafegando em velocidade incompatível com a via e seguindo em direção ao bloqueio. Mesmo após receber sinalização para reduzir a velocidade, o motorista continuou avançando em direção a um policial militar, parando apenas alguns metros à frente.

Na abordagem, nada de ilícito foi encontrado com o condutor. Questionado sobre o motivo de não obedecer à ordem de parada, ele afirmou que não conseguiu visualizar o policial que fazia a sinalização.

Em consulta ao sistema, os policiais constataram que o veículo possuía pendências administrativas desde 2024. Também foi verificado que o motorista estava com a CNH vencida desde 2015 e informou que necessita do uso de óculos para dirigir, mas havia esquecido o acessório em casa.



Além das irregularidades documentais, a Fiat Strada apresentava sinais de má conservação, incluindo para-brisa quebrado, farol dianteiro direito danificado e pneus dianteiros sem a marca indicadora de desgaste (TWI).

Diante da situação, o veículo foi recolhido ao Destacamento da Polícia Militar de São João do Ivaí. Os autos de infração foram lavrados e a documentação pertinente confeccionada pela equipe policial.


Dez cabeças de gado são furtadas de propriedade em Arapuã



A equipe da Patrulha Rural da Polícia Militar realizou, na tarde de sexta-feira (26), uma visita solidária a um produtor rural vítima de furto de gado na região de Romeópolis, em Arapuã.



O atendimento ocorreu após o registro de um caso de abigeato, em que foram furtadas dez cabeças de bovinos mestiços durante a madrugada. No local, os policiais mantiveram diálogo com o proprietário, prestando orientações e realizando o levantamento de informações que possam auxiliar nas investigações.

Segundo a Polícia Militar, a vítima apresentou fotografias das marcas de pneus encontradas nas proximidades do local onde o gado foi levado. As imagens foram anexadas ao procedimento e poderão contribuir para a identificação dos autores.



Durante a visita, o produtor também solicitou o cadastramento de suas propriedades no programa Patrulha Rural. O pedido foi atendido pela equipe, que realizou o cadastro com o objetivo de fortalecer o monitoramento e ampliar as ações preventivas na área rural.

O caso segue sendo investigado pela Polícia Judiciária, que busca identificar os responsáveis pelo furto e recuperar os animais.


Mulher é agredida pela ex de seu namorado em Lunardelli



Uma mulher procurou a Polícia Militar na tarde de sexta-feira (26) para denunciar que foi vítima de ameaças e agressão em seu local de trabalho, em Lunardelli.



De acordo com o boletim de ocorrência, a vítima relatou que mantém um relacionamento há aproximadamente dois anos e que, desde o início da relação, a ex-companheira de seu namorado vem fazendo ameaças constantes contra ela.

Na data dos fatos, enquanto realizava a limpeza da loja onde trabalha, a mulher afirmou que a suspeita chegou ao estabelecimento acompanhada de um homem e de outra mulher. Segundo o relato, a agressora se aproximou já com a intenção de atacá-la fisicamente e, em seguida, consumou a agressão.



Após o ocorrido, os três envolvidos deixaram o local e seguiram em direção desconhecida.

A Polícia Militar realizou patrulhamento pelas imediações na tentativa de localizar a suspeita, porém ninguém foi encontrado. A ocorrência foi registrada e deverá ser encaminhada para as providências cabíveis.


CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

SANEPAR | GOVERNDO DO PARANÁ

SÃO PEDRO DO IVAÍ

SÃO JOÃO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA

FAXINAL

FAXINAL