ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...


sábado, 27 de junho de 2026

Chuva volta ao Paraná neste fim de semana e deve atingir todo o estado na segunda-feira


A chuva voltou de forma gradual ao Paraná nesta sexta-feira (26), com a perda de força da massa de ar polar e seco que atuava sobre o estado. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a instabilidade deve avançar durante o fim de semana e atingir todas as regiões paranaenses na segunda-feira (29).

Nesta sexta-feira, a chuva ocorreu de forma isolada no Noroeste e no Norte. Neste sábado (27), o tempo fica mais instável, com possibilidade de chuva a qualquer momento nas regiões Noroeste, Oeste e Sudoeste.

Apesar da mudança no tempo, o amanhecer ainda deve ter temperaturas mais baixas, principalmente no Sul do Paraná, com marcas ligeiramente abaixo de 10°C. No Norte, o tempo fica mais quente, com predomínio de sol e temperaturas máximas em torno dos 25°C.

De acordo com o meteorologista Samuel Braun, do Simepar, um sistema de baixa pressão entre o Paraguai e países vizinhos contribui para a formação de áreas de instabilidade, que avançam em direção ao Paraná e atingem principalmente a faixa oeste.

No domingo (28), a chuva deve ganhar força. Segundo Braun, um ciclone extratropical se forma na altura da costa do Uruguai e favorece a intensificação de uma frente fria, que deve avançar pelo Paraná ao longo do dia.

Com isso, há previsão de tempestades principalmente nas regiões Noroeste, Oeste, Sudoeste e Centro-Sul. Nessas áreas, há risco de chuva forte, rajadas de vento e descargas atmosféricas.

Já no Norte e no Leste, a possibilidade de chuva no domingo é menor, e as temperaturas devem ficar um pouco mais elevadas.

Na segunda-feira, a frente fria deve se espalhar pelo estado, levando chuva para todas as regiões do Paraná. O Simepar informou que seguirá divulgando boletins atualizados sobre a previsão do tempo.

Fonte: AEN-PR, NH Notícias e Simepar

Edição: Canal HP

Motociclista sofre fratura após colisão com bicicleta na região


Um motociclista precisou ser hospitalizado após se envolver em um acidente com uma bicicleta na noite desta sexta-feira (27), na Rua Cristóvão Colombo, na entrada do bairro Shenandoá, em Marialva.

Segundo as informações, o condutor da motocicleta estava sozinho no momento da batida. Com o impacto, ele sofreu uma fratura fechada no pulso.

Equipes de resgate da Defesa Civil de Marialva prestaram atendimento inicial no local e encaminharam o motociclista ao Hospital Bom Samaritano, em Maringá, onde passou por avaliação médica.

Após a colisão, o ciclista deixou o local antes da chegada das equipes de atendimento.

As circunstâncias do acidente deverão ser apuradas pelas autoridades competentes.

Fonte: TNOnline

Edição: Canal HP

Homens são condenados por matar pessoa em situação de rua após pedido de esmola no Paraná


Dois homens foram condenados pelo Tribunal do Júri de Toledo, no Oeste do Paraná, pelo assassinato de um homem de 32 anos em situação de rua. O crime aconteceu em dezembro de 2024, após a vítima abordar os acusados para pedir esmola.

As penas foram fixadas em 14 anos e três meses de prisão para um dos réus e 19 anos de reclusão para o outro. As duas condenações deverão ser cumpridas inicialmente em regime fechado.

De acordo com a denúncia do Ministério Público, após recusarem o pedido de dinheiro, os homens iniciaram uma discussão com a vítima e passaram a persegui-la pelas ruas.

Mesmo tentando se afastar para evitar o conflito, o homem foi alcançado pela dupla e agredido na cabeça com um bloco de concreto. Segundo o Ministério Público, os agressores ainda retornaram ao local e desferiram novos golpes enquanto a vítima já estava caída e gravemente ferida.

A vítima morreu em decorrência de traumatismo cranioencefálico.

Durante o julgamento, o conselho de sentença acatou a denúncia apresentada pela promotoria e reconheceu três qualificadoras para o homicídio: motivo torpe, meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima.

A Justiça considerou como motivo torpe a banalidade da discussão iniciada após o pedido de esmola. Também foram reconhecidos o meio cruel e a dificuldade de defesa, diante da superioridade numérica dos agressores e da continuidade dos ataques contra a vítima já caída no chão.

Com a decisão, os dois condenados permanecem presos.

Fonte: TNOnline

Edição: Canal HP

Mauá da Serra reinaugura Cetea e reforça atendimento especializado no município













A Prefeitura de Mauá da Serra realizou, na tarde desta sexta-feira (26), a reinauguração do Centro Especializado de Atendimento (Cetea). A entrega marca um avanço na oferta de serviços voltados ao desenvolvimento e atendimento de crianças e adolescentes do município.

A solenidade reuniu autoridades municipais e estaduais, entre elas o deputado estadual Do Carmo, o prefeito Giva Lopes, o vice-prefeito Lei Machado, vereadores, secretários municipais, profissionais da unidade, mães, alunos e membros da comunidade.

Com a revitalização, o Cetea passa a contar com um espaço mais moderno, acolhedor e adequado para atender as famílias. A estrutura reforça o trabalho desenvolvido pela equipe multidisciplinar e contribui para a ampliação da qualidade dos serviços prestados.

Durante a cerimônia, as autoridades destacaram a importância dos investimentos em inclusão, educação e atendimento especializado. Também foi ressaltado o compromisso da administração municipal com políticas públicas voltadas à qualidade de vida e ao desenvolvimento das crianças e adolescentes atendidos. 

A reinauguração do Cetea representa mais uma ação da Prefeitura de Mauá da Serra para fortalecer o atendimento especializado e promover uma cidade mais inclusiva, humana e preparada para atender às necessidades da população.

Fonte: Prefeitura de Mauá da Serra

Edição: Canal HP


SÁBADO DO AÇOUGUE NA IMPERIAL CASA DE CARNE



 

Homem invade clínica e furta 10 litros de quentão sem álcool no Paraná


Um homem ainda não identificado invadiu uma clínica no bairro Alto da XV, em Curitiba, na madrugada desta quinta-feira (25), e furtou 10 litros de quentão sem álcool que seriam usados em uma festa junina para funcionários e pacientes.

Segundo funcionários da clínica, o homem pulou o muro, passou pelo telhado e acessou uma porta que dava entrada à cozinha. Câmeras de segurança registraram o suspeito vasculhando o local e saindo com dois garrafões de quentão.

Na madrugada desta sexta-feira (26), o mesmo homem voltou ao local, mas encontrou a porta da cozinha fechada. Desta vez, ele furtou cabos de cobre do ar-condicionado e danificou o compressor da cadeira utilizada por uma dentista que atende na clínica.

Por causa dos danos, atendimentos precisaram ser desmarcados. A gerente da clínica, Ângela Nassife, lamentou o prejuízo. “Hoje o prejuízo foi bem maior. Antes ele tivesse ficado só com os quentões”, afirmou.

A proprietária do estabelecimento registrou boletim de ocorrência e informou temer que o suspeito retorne ao local. A Polícia Civil investiga o caso.

Apesar do furto, a festa junina da clínica foi realizada normalmente nesta sexta-feira, com os demais quitutes, mas sem o quentão.

Fonte: g1 e NH Notícias

Edição: Canal HP


Bélgica goleia Nova Zelândia, lidera grupo, e Egito avança na Copa

A Bélgica acordou na hora certa na Copa do Mundo de 2026. Depois de decepcionar nos dois primeiros jogos, a seleção belga goleou a Nova Zelândia por 5 a 1, no BC Place, em Vancouver, no Canadá, pela terceira e última rodada do Grupo G, e garantiu a liderança da chave.

A vitória belga, combinada com o empate entre Egito e Irã, deixou a Bélgica na primeira colocação, com cinco pontos, mesma pontuação dos egípcios, mas com vantagem no saldo de gols. A Nova Zelândia terminou na lanterna, com apenas um ponto.

A Bélgica começou a partida pressionando muito e quase abriu o placar aos 10 minutos. Trossard recebeu dentro da área, chutou na saída do goleiro, a bola bateu na trave e foi tirada por Brindon em cima da linha.

A pressão continuou. De Bruyne arriscou de fora da área e Crocombe fez boa defesa. Aos 21 minutos, o árbitro chegou a marcar pênalti após finalização de Trossard, mas voltou atrás ao revisar o lance e constatar que o braço do defensor da Nova Zelândia estava junto ao corpo.

O gol belga saiu aos 28 minutos. De Bruyne cobrou escanteio, a defesa adversária se atrapalhou, e a bola sobrou quase em cima da linha para Trossard completar para as redes.

Ainda no primeiro tempo, a Bélgica acumulou chances perdidas. Na melhor delas, De Ketelaere recebeu na área e finalizou rasteiro, mas parou em grande defesa de Crocombe.

Logo aos seis minutos do segundo tempo, a Bélgica ampliou. Trossard recebeu na área, tentou finalizar, a bola bateu em Vanaken e voltou para ele. O camisa 10 dominou no peito e chutou forte para fazer 2 a 0.

A Nova Zelândia quase diminuiu na sequência, com Just, que arriscou de fora da área e obrigou Courtois a buscar no canto. Depois do susto, a Bélgica voltou a controlar a partida e marcou o terceiro aos 21 minutos, com De Bruyne, em chute de fora da área.

Na reta final, o jogo ficou movimentado. A Nova Zelândia diminuiu aos 38 minutos, com Just. Dois minutos depois, Lukaku respondeu de cabeça e marcou o quarto gol belga. Nos acréscimos, Saelemaekers recebeu na área e fechou a goleada por 5 a 1.

No outro jogo do Grupo G, Egito e Irã empataram por 1 a 1, no Lumen Field, em Seattle. O resultado garantiu uma classificação inédita dos egípcios à segunda fase da Copa do Mundo, enquanto o Irã terminou em terceiro lugar e ainda aguarda a definição dos demais grupos para saber se avançará entre os melhores terceiros colocados.

O Egito começou melhor e abriu o placar logo aos quatro minutos. Salah finalizou dentro da área, Beiranvand falhou ao tentar afastar, e a bola sobrou para Saber marcar.

A resposta iraniana veio imediatamente. No lance seguinte, Taremi sofreu pênalti, mas desperdiçou a cobrança ao parar em grande defesa de Shobeir. Apesar do erro, o Irã conseguiu empatar pouco depois. Aos 13 minutos, Mohammadi finalizou cruzado, o goleiro egípcio deu rebote, e Rezaeian apareceu livre para completar para o gol.

Depois de um primeiro tempo intenso, a etapa final foi mais estudada. O Egito administrava o resultado que garantia a classificação, enquanto o Irã tentava encontrar espaços para buscar a virada.

Nos minutos finais, a partida ficou dramática. Aos 47 minutos, Rezaeian levantou a bola na área, Shobeir falhou na saída do gol, e Khalilzadeh mandou para as redes. O gol, porém, foi anulado por impedimento.

Ainda houve tempo para mais uma grande chance iraniana. Aos 52 minutos, Ezatolahi acertou o travessão e quase mudou o destino da partida.

Com os resultados, a Bélgica terminou na liderança do Grupo G, seguida pelo Egito, que avançou na segunda colocação. O Irã, com três pontos, segue vivo na disputa por uma vaga entre os melhores terceiros colocados, enquanto a Nova Zelândia se despede da Copa.

Na fase de 16 avos de final, o Egito enfrentará a Austrália, segunda colocada do Grupo D, na próxima sexta-feira, em Dallas. Já a Bélgica aguarda a definição do adversário, que será um dos melhores terceiros colocados.

Fonte: ESPN

Edição: Canal HP


Espanha vence Uruguai, lidera grupo, e Cabo Verde faz história na Copa

A Espanha venceu o Uruguai por 1 a 0 nesta sexta-feira (26), no Estádio Akron, em Guadalajara, no México, e confirmou a liderança do Grupo H da Copa do Mundo de 2026. Com o resultado, a seleção espanhola avançou aos 16 avos de final, enquanto os uruguaios foram eliminados ainda na fase de grupos.

O jogo começou equilibrado, com propostas diferentes das duas equipes. A Espanha controlava a posse de bola e buscava espaços na defesa adversária, enquanto o Uruguai marcava forte e tentava explorar os contra-ataques.

A primeira grande chance foi uruguaia, aos 20 minutos. Valverde encontrou espaço nas costas de Cucurella e cruzou rasteiro para Darwin Núñez, que apareceu na pequena área, mas furou ao tentar finalizar de calcanhar.

Quando o Uruguai parecia crescer na partida, a Espanha abriu o placar aos 41 minutos, em falha de Muslera. Baena recebeu de Llorente dentro da área e chutou fraco, mas o goleiro uruguaio não conseguiu defender e acabou aceitando o gol.

Após a falha, Muslera passou a ser vaiado por parte da torcida uruguaia presente no estádio. Ainda no primeiro tempo, a Celeste teve chance de empatar nos acréscimos, quando Darwin Núñez desviou cruzamento de Maxi Araújo, mas Unai Simón fez boa defesa.

No intervalo, o técnico Marcelo Bielsa decidiu trocar o goleiro e colocou Rochet no lugar de Muslera. Mesmo assim, o Uruguai teve dificuldades para criar chances claras na segunda etapa. Bielsa ainda surpreendeu ao tirar Valverde para a entrada de Viñas, mudança que deixou o meia do Real Madrid visivelmente irritado ao sair de campo.

Com mais espaços, a Espanha passou a administrar a vantagem e quase ampliou aos 40 minutos. Ferran Torres tabelou com Fabián Ruiz, ficou de frente para Rochet e acertou o travessão.

Com a vitória, a Espanha terminou o Grupo H na liderança, com sete pontos. O adversário na próxima fase será Áustria ou Argélia, que disputam a vice-liderança do Grupo J. Já o Uruguai encerrou a participação na terceira colocação, com apenas dois pontos, sem chances de avançar entre os melhores terceiros colocados.

No outro jogo da chave, Cabo Verde fez história ao empatar por 0 a 0 com a Arábia Saudita e garantir a segunda colocação do grupo, com três pontos. A classificação foi confirmada também com a ajuda da vitória da Espanha sobre o Uruguai.

A partida entre Cabo Verde e Arábia Saudita teve poucas chances no primeiro tempo. Cabo Verde criou a melhor oportunidade quando Livramento avançou pela direita e cruzou rasteiro para a área, mas a bola passou por trás de Semedo.

Mesmo sem gols, a torcida cabo-verdiana comemorou durante o jogo ao saber do gol da Espanha contra o Uruguai, resultado que colocava a equipe momentaneamente na segunda posição do grupo.

Na segunda etapa, Cabo Verde foi quem mais buscou o ataque e teve as melhores chances. Nuno da Costa fez boa jogada na entrada da área e deixou Laros Duarte cara a cara com Al-Owais, mas o camisa 15 finalizou em cima do goleiro saudita.

A Arábia Saudita pouco produziu ofensivamente e não conseguiu levar grande perigo ao goleiro Vozinha. Nos minutos finais, Nuno da Costa ainda perdeu uma chance clara, mas o empate foi suficiente para garantir a classificação histórica de Cabo Verde ao mata-mata.

Com os resultados, a Espanha avançou como líder do Grupo H, Cabo Verde ficou com a segunda vaga e enfrentará a Argentina nos 16 avos de final. Uruguai e Arábia Saudita, ambos com dois pontos, foram eliminados da Copa do Mundo.

Fonte: ESPN

Edição: Canal HP


NOTA DE FALECIMENTO - Lunardelli



É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Celso Bastos, carinhosamente conhecido como Celso da Betinha, motorista da Saúde de Lunardelli.

Seu corpo será velado na Capela Mortuária de Lunardelli. O horário do sepultamento será informado posteriormente pela família.

Neste momento de dor, manifestamos nossos mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos. Que Deus conforte o coração de todos e conceda força para enfrentar esta irreparável perda.


Zazz promove banca de troca de figurinhas da Copa do Mundo neste sábado em São João do Ivaí



Os apaixonados por futebol e colecionadores de figurinhas têm um encontro marcado neste sábado, dia 27 de junho, em São João do Ivaí. A Zazz realiza mais uma edição da tradicional Banca Zazz de Figurinhasa partir das 15h, na Arena do Hexa – 4Bodes, e é aberto ao público.


Além da oportunidade de completar o álbum da Copa do Mundo, a ação contará com mais de 500 figurinhas disponíveis para troca para o público em geral. Já os clientes Zazz terão um benefício exclusivo, com mais de 1.000 figurinhas disponíveis, além de participação em sorteios de figurinhas.


Durante a programação também haverá pipoca e algodão-doce para os participantes, tornando a tarde ainda mais especial para crianças, jovens e famílias.


Quem ainda não é cliente da Zazz poderá conhecer os serviços da empresa durante o evento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 642 7114.


A organização convida toda a comunidade de São João do Ivaí e região para participar, levar seu álbum e suas figurinhas repetidas e aproveitar uma tarde de muita diversão e confraternização.


CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

SANEPAR | GOVERNDO DO PARANÁ

SÃO PEDRO DO IVAÍ

SÃO JOÃO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA

FAXINAL

FAXINAL