A Rádio Vale FM, de São João do Ivaí, está vivendo um momento histórico em sua trajetória de quase duas décadas. A emissora passou a operar em nova frequência, agora em 88,3 MHz, marcando a terceira mudança de sintonia desde sua fundação e dando início a uma fase de modernização técnica e editorial. A transição inclui aumento de potência, abrangência regional ampliada e uma programação totalmente reformulada.
Fundada em 2007, a Vale FM foi inaugurada com a frequência 90,3 MHz, por meio da atuação do então deputado federal Odílio Balbinotti, que fez o investimento. Desde então, a rádio se consolidou como uma das principais vozes da comunicação regional, acompanhando o desenvolvimento de São João do Ivaí e do Vale do Ivaí.
Agora, com a nova mudança de classe e frequência, a Vale FM opera em fase de testes com 20% da potência autorizada, mas a previsão, segundo o proprietário Júlio Cézar Ivaszek, é de que a partir da próxima semana a emissora esteja em 100% da potência na nova faixa de 88,3 MHz. “Essa é uma nova fase da rádio. Estamos fazendo os ajustes finais, transmitindo também em 101.1 FM até o final de semana para que os ouvintes se adaptem, mas na próxima semana já estaremos exclusivamente em 88,3”, destacou Júlio Cézar.
Além da nova sintonia, a rádio investiu na instalação de uma nova antena e em um sistema digital de transmissão, proporcionando mais estabilidade e qualidade no sinal. A cobertura agora se estende com som local para Maringá, Campo Mourão, Ivaiporã, Apucarana, Arapongas, dentre inúmeras outras cidades que antes não tinha cobertura.
A reestruturação da programação também é parte importante desta nova etapa. A emissora prepara uma grade com mais conteúdo local, interatividade, jornalismo e entretenimento, reafirmando seu compromisso com a comunidade. “A Vale FM continuará sendo a rádio do povo, com mais qualidade, alcance e uma programação feita para a nossa gente”, finalizou Júlio.
Com quase 20 anos de história, a Vale FM se reinventa mais uma vez, fortalecendo seu papel como veículo de comunicação essencial no Vale do Ivaí, agora com a força da frequência 88,3 FM.