ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...


sexta-feira, 21 de maio de 2021

Bebê nasce com anticorpos contra a Covid-19 em Santa Catarina

 

Talita Menegali/Arquivo Pessoal

A Secretaria de Saúde de Tubarão, cidade do sul de Santa Catarina, informou nesta quarta-feira (19) que um bebê nascido na cidade há cerca de 40 dias possui anticorpos contra a Covid-19. A imunidade foi transmitida pela mãe, a médica Talita Menegali Izidoro, 33, que havia sido vacinada no terço final da gestação, em fevereiro.

Enrico nasceu no dia 9 de abril e passou pelo teste neutralizante para o coronavírus aos dois dias de vida. Na amostra analisada, havia 22% de anticorpos contra a Covid-19 –segundo Talita, a imunidade é atingida com índices acima de 20%. Além do próprio laboratório que fez o exame e da mãe, o teste foi avaliado por médicos que acompanharam a gestação e o bebê.

“O valor padrão que se coloca para considerar se é reagente ou não é acima de 20%, mas não faz muita diferença, pois essa quantidade já dá a ele uma imunidade evitando pelo menos um agravamento da doença”, explicou o secretário da Saúde de Tubarão, Daisson Trevisol.

A criança será reavaliada aos três e aos seis meses para saber se os anticorpos permanecerão em seu organismo. “Não sabemos até quando essa imunização estará presente, mas, com o aleitamento exclusivo, há possibilidade de continuar a transmitir anticorpos”, explicou a mãe.

A médica atua na linha de frente da pandemia em um posto de saúde de Tubarão e foi vacinada com a Coronavac na 34ª semana de gestação. Ela conta que a decisão pela imunização foi tomada em conjunto com seu obstetra, já que, na época, o Ministério da Saúde só recomendava a vacinação de grávidas sob orientação médica.

Pesaram na decisão o fato de o bebê já estar praticamente formado no momento da aplicação da dose e de o imunizante ser produzido por meio do vírus inativado, o que representaria menos risco ao feto, já que não houve testagem em grávidas dos imunizantes disponíveis no Brasil. LEIA MAIS

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

SÃO JOÃO DO IVAÍ

SÃO PEDRO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA