ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...


terça-feira, 13 de julho de 2021

Copa América trouxe nova variante da Covid-19 ao Brasil, diz estudo

 

(Foto: Buda Mendes/Getty Images)

Segundo o Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo, pelo menos uma nova variante da Covid-19 foi introduzida no Brasil com a realização da Copa América no país. De acordo com o Instituto, amostras de testes colhidos de duas pessoas no Mato Grosso identificaram a presença da nova cepa B. 1.216, até então inexistente em território brasileiro.

Os contaminados foram de um colombiano e um equatoriano, justamente os países que se enfrentaram na Arena Pantanal, em Cuiabá, na abertura da Copa América, em 13 de junho. No último balanço divulgado pela Conmebol, em 24 de junho, 166 pessoas relacionadas ao torneio estavam com o vírus.


A movimentação de jogadores, comissão e pessoas ligadas a organização do evento ao Brasil representava um risco de novas variantes e, por isso, foi um dos motivos para que especialistas e autoridades de saúde criticassem a realização da Copa América no Brasil. Segundo o R7, alguns estados chegaram a vetar a possibilidade de receber partidas do torneio, como São Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

A variante é originária da Colômbia, mas já chegou no Caribe, nos Estados Unidos e em algumas localidades da Europa.

O Ministério da Saúde solicitou auxílio do Adolfo Lutz para a realização do mapeamento dos testes de Covid-19 realizados no pessoal envolvido na competição desde o anúncio da realização do evento no Brasil. Após confirmar a identificação da nova variante, o Adolfo Lutz enviou alertas para o estado do Mato Grosso, território onde o material foi coletado, e ao Ministério das Saúde. (Informações RIC Mais)

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

SÃO JOÃO DO IVAÍ

SÃO PEDRO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA