ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...


quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Mais de 30 gestantes participam do 1º Mamaço em São João do Ivaí

Fotos: Thainara Poliane







As secretarias municipais de Saúde e Assistência Social promoveram na tarde de terça-feira (24) o 1º Mamaço de São João do Ivaí, evento que contou com a participação de mais de 30 gestantes do município, e que esteve incluso nas ações da campanha Agosto Dourado, que incentiva o aleitamento materno. 


O evento aconteceu ao ar livre, no Fundo de Vale, e contou com a palestra da enfermeira, Dantea Ohashi, que explanou sobre o tema. "O principal objetivo da campanha Agosto Dourado é incentivar a amamentação materna, visto que é o primeiro contato de cuidado entre a mãe e o bebê, e os benefícios do leite para a saúde da criança é muito grande", destacou a profissional. 

A secretária de Assistência Social, Maíra Vieira Miura, esteve presente e comentou que o 1º Mamaço é uma ação idealizada para agregar nas ações de apoio às gestantes do município. "A administração municipal oferece um cuidado especial às nossas gestantes, dando todo suporte técnico do começo ao fim da gestação, e também após o nascimento dos bebês. Este evento vem complementar a rede de apoio", comenta.

Segundo a secretária de Saúde, Adriana Ceron de Almeida, o município tem hoje mais de 60 gestantes e o incentivo a amamentação é fundamental para o enriquecimento da saúde das crianças. "aleitamento materno reduz em 13% a mortalidade até os cinco anos, evita diarreia e infecções respiratórias, diminui o risco de alergias, diabetes, colesterol alto e hipertensão, leva a uma melhor nutrição e reduz a chance de obesidade".

A prefeita Carla Emerenciano fez a abertura do 1º Mamaço reforçando a importância do leite materno para os bebês, porém, ponderou que nem todas as mães conseguem amamentar, mesmo após muita insistência. "Pode ser uma uma pega incorreta da mama, dores, doença que acomete a mãe ou o recém-nascido, críticas familiares, preocupações, depressão pós-parto, a mãe não estar em condições favoráveis para produzir leite, e até mesmo, por falta de informação, preparo ou orientação", enalteceu. 

Carla ainda completou tranquilizando as gestantes e as mamães, orientado para que procurem ajuda em qualquer dificuldade. "Não é pelo motivo de não conseguir amamentar o filho, por alguma dificuldade descrita, que a pessoa deixará de ser uma ótima mãe e não terá o amor do seu filho". 

A vereadora, Olívia Fróes, também esteve presente e parabenizou a administração municipal e toda a equipe de apoio as gestantes do município. "Parabéns a secretaria de Saúde e secretaria de Assistencial Social pela parceria e por tornar este dia repleto de conhecimento e amor".

Além da palestra, o evento contou com sorteio de brindes, lanche e sessão de fotos com a fotógrafa Thainara Poliane.

Fotos: Canal HP














CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

SÃO JOÃO DO IVAÍ

SÃO PEDRO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA