ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...


segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Abatedouro de peixe de São João do Ivaí tem potencial para gerar mais oportunidades

 






O trabalho de um consórcio intermunicipal e o apoio do governo estadual estão ajudando a fortalecer a agricultura familiar na região do Vale do Ivaí, no Norte do Paraná. O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, e o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná), Natalino Avance de Souza, visitaram os municípios de Jardim Alegre, Lunardelli e São João do Ivaí na última sexta-feira (17) e conheceram algumas iniciativas.


Criado para estimular o desenvolvimento regional, o Consórcio Intermunicipal CID Centro, com sede em Pitanga, reúne 30 cidades. O grupo tem atuado em parceria com o governo estadual para disseminar conhecimento sobre boas práticas no campo e as etapas de formalização das agroindústrias, ampliando o potencial de comercialização da agricultura familiar. 

Em Jardim Alegre, a produtora de ovos caipiras Vera Lucia dos Santos é uma das beneficiárias desse processo. Ela investiu em melhorias na propriedade de aproximadamente dois alqueires e se prepara para conseguir o registro no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI), que permite a venda para outros municípios.



“Sem o apoio de toda essa equipe, isso não estaria acontecendo. É muito prazeroso fazer esse trabalho, e a resposta dos consumidores tem sido muito boa. Quem quer qualidade, volta a consumir”, diz.

Para o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, a região tem exemplos de sucesso que servem como modelo. "Ficamos felizes com essa sintonia entre governo municipal, estadual e agricultores, no propósito de construção de uma vida digna. Vimos aqui que o que pregamos está acontecendo: agricultores fazendo a própria renda, buscando gerar a própria energia. São coisas boas que a gente pode levar para inúmeras propriedades”, disse. 

O vice-presidente do CID Centro, Maicol Barbosa, disse que essas iniciativas representam uma estratégia de diversificação da agricultura do estado. “Precisamos dar mais garantia para a comercialização do pequeno produtor”.

A chefe do núcleo regional de Ivaiporã, Vitória Maria Holzmann, destacou a importância do trabalho conjunto entre estado e municípios para o fortalecimento das agroindústrias e para dar condições de competitividade para a agricultura familiar. “A gente só existe porque existe essa parceria”, disse.

Para o diretor-presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, esse exemplo de empreendedorismo ajuda a transformar as condições de muitas famílias no campo. “O projeto mostra para outros produtores que é possível ser competitivo mesmo sendo pequeno”.

PISCICULTURA E TECNOLOGIA - Em São João do Ivaí, o empresário Edilson Pini Inácio investe na produção de tilápias e desenvolveu novas estratégias no empreendimento familiar, buscando mais sustentabilidade e renda.

“A estrutura está estabelecida, mas quem vai fazer a diferença são as pessoas. É preciso olhar para o potencial de crescimento que têm a piscicultura e a indústria paranaense”, defende.  Ortigara destacou que o Paraná já é o maior produtor de peixes de cultivo do Brasil, com 172 mil toneladas, e tem potencial para crescer, em média, 15% ao ano, além de acelerar o processo para redução de custos de produção.

A prefeita Carla Emerenciano comentou sobre a parceria público/privada que ajudado a fortalecer os caminhos para geração de mais empregos e renda. “Minha gratidão a família Pini e Silva por me dar a oportunidade de colaborar com esse processo, pela busca da certificação do Ministério da Agricultura. Com isso será possível ampliar o mercado e gerar mais empregos e renda, que é o que nossa gente mais precisa”.













CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

SÃO JOÃO DO IVAÍ

SÃO PEDRO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA