ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...


sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Hoje é Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio; saiba mais


Em 10 de Setembro fazemos referência ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e durante o presente mês temos a Campanha do Setembro Amarelo, que visa chamar a atenção para esse contexto. Embora a ênfase nas mídias sobre o assunto costume aparecer em Setembro, a Campanha acontece o ano todo e a Valorização da Vida e da Saúde Mental estão sempre em destaque em diversas áreas de atuação.


Estudiosos sobre o assunto nos apresentam que, falar sobre o Setembro Amarelo é, na verdade, abordar uma série de questões. Em especial, com relação à saúde mental, que influencia o comportamento e ações das pessoas, mas ainda é um tabu em alguns cenários.

Em pesquisas realizadas, dados apresentados pelo Setembro Amarelo mostra que cerca de 96,8% dos casos de suicídio registrados em anos anteriores têm relação com transtornos mentais. Entre as doenças, a depressão ocupa o primeiro lugar.


Por isso, um dos pontos abordados pela campanha é exatamente a saúde mental. O suicídio é um fenômeno complexo e uma atitude extrema de uma pessoa em sofrimento. É preciso entender essas relações para compreender essa ação.

Como ponto importante que se destaca nessa campanha, é o Centro de Valorização da Vida – CVV, que presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato.



Os contatos com o CVV são feitos pelos telefones 188 (24 horas e sem custo de ligação) ou pelo site www.cvv.org.br, por chat e e-mail. Nestes canais, são realizados mais de 3 milhões de atendimentos anuais, por aproximadamente 4000 voluntários, localizados em 24 estados mais o Distrito Federal.

O município de São João do Ivaí oferece uma rede de assistência psicológica, através das secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social com os profissionais:

Aline - Psicóloga do CREAS

Bruna - Psicóloga da Educação

Jéssica - Psicóloga do CRAS

Rodrigo - Psicólogo da Saúde 

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

SÃO JOÃO DO IVAÍ

SÃO PEDRO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA