ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...


quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Ministério da Agricultura realiza inspeção sobre segurança alimentar em São João do Ivaí

  


Um grupo de auditores do Ministério da Agricultura estiveram em São João do Ivaí ontem (28) e nessa quarta-feira (29), realizando inspeções no sistema da prefeitura, com relação aos produtos de origem animal, e no abatedouro de peixe da família Pini, na região do distrito de Ubaúna. 



O processo de auditoria se faz necessário para o encaminhamento de informações ao órgão federal que avalia as condições e se o município está apto a receber uma certificação que possibilita o comércio dos produtos de origem animal em todo o território brasileiro. 

Este documento almejado pelas autoridades municipais e pelos empresários do ramo de piscicultura é o SISBI-POA - Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, que tem objetivo de padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.

A inspeção aconteceu através dos auditores: o médico veterinário do município, Mário Bueno (SIM/POA), Juliana Fernandes (SFA/MS), Altair Santana (SFA/BA), Ana Paula Miyagi (Consórcio CidCentro), Emmanuela Pierozam (CidCentro), Carlos Eduardo (Adapar/CidCentro) e Marcelo Matsubara (Adapar).



A prefeita, Carla Emerenciano, recebeu os auditores no gabinete, onde conversou sobre os levantamentos feitos no município. Ela destaca que o SISBI está sendo muito aguardado, não só pelo município de São João do Ivaí, mas pelos consórcios de municípios, para que a região central do Paraná e o Vale do Ivaí possam ter possibilidade de ampliação dos negócios locais voltado para a agroindústria de produtos com origem animal. 

“É uma expectativa muito grande que estamos vivendo, porque essa certificação significa abertura de mercado para o que se produz aqui. Abrindo mercado, amplia-se a produção, gerando mais empregos e renda para o município e região”, destacou a prefeita. 

Carla participará nesta quinta-feira (29) de uma reunião entre prefeitos em Pitanga, onde será discutido assuntos relacionados ao projeto de consórcios para ampliação do comércio de produtos locais de origem animal. Nesta reunião que os prefeitos e todos os envolvidos no projeto terão a confirmação ou não da adesão ao SISBI.

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

SÃO JOÃO DO IVAÍ

SÃO PEDRO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA