ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...


quarta-feira, 6 de outubro de 2021

CORONAVÍRUS: "Nova pandemia é inevitável", afirma diretora da OMS

 


Com o avanço da vacinação contra a Covid-19, a sensação é de que logo que o esquema vacinal atingir a meta de 100% da população imunizada as coisas voltem a normalidade. Porém, não é o que diz a diretora-geral adjunta da Organização Mundial de Saúde (OMS), Mariângela Simão. Em entrevista, ela afirmou que uma nova pandemia é “inevitável” e a questão é “quando ela vai ocorrer”.


“Essa pandemia, depois da gripe espanhola, foi a mais impactante e é também uma constatação: acho que o mundo precisa acordar porque a gente vê que não foram apenas os países em desenvolvimento que foram afetados. Afetou o mundo todo, ninguém estava preparado”, declarou Mariângela Simão, em entrevista a RFI.



Tratado de pandemias

A diretora também contou que pode ser realizado um “tratado para pandemias” e que a OMS terá uma Assembleia Mundial de Saúde em novembro para discutir essa possibilidade. Segundo ela, o objetivo é “uma série de formalidades que os países e o setor privado têm que tomar no caso de uma emergência como uma pandemia mundial”.

Como a Covid-19 desenvolveu uma variante, ainda não estamos perto de acabar com a atual pandemia, apesar da sensação. Então essas questões também devem ser discutidas nessa assembleia.

Vacinação de adolescentes

Simão ressalta que a vacinação dos adolescentes deve ser realizada após a cobertura de todos os outros grupos prioritários.

“A OMS faz a ressalva que a vacina deve ser priorizada para adolescentes portadores de comorbidades. No entanto, para a geral da população de adolescentes, a vacina para este grupo deve ser administrada após a cobertura de todos os outros grupos prioritários. Essa é a recomendação para os países que ainda não atingiram uma cobertura mais alta na população de adultos”, afirma.

Vacinação das crianças

Mariângela pontua que ainda não há nenhum imunizante aprovado para o grupo. “Não tem vacina aprovada ainda para criança, então não pode ter uma política nacional usando vacinas que não foram aprovadas para idade abaixo de 12 anos”, afirma.

Na entrevista, a diretora-geral adjunta também comentou sobre a possibilidade de a vacina contra a Covid-19 entrar em um protocolo anual.

“É possível que isso ocorra. Esse é o comportamento desse tipo de vírus, da família dos coronavírus, de se tornarem endêmico. O importante é ter sempre em mente que o mais importante é evitar que as pessoas mais suscetíveis morram por conta desse vírus e que a economia pare como parou.” dispara.

Tratamentos preventivos

Simão ainda alertou que não há tratamentos preventivos ou que possam ser usados em casos leves da Covid. A diretora-geral adjunta ressaltou que, até o momento, a betametazona, bloqueadores da L6 e o coquetel do Regeneron foram os únicos medicamentos recomendados pela OMS. “Essas medicações são caras e de baixa disponibilidade, e elas têm o objetivo de impedir morte. Elas são utilizadas em ambiente hospitalar”, afirma.

“Esse é o objetivo básico, trabalhar com a indústria farmacêutica para que os países tenham acesso a preços sustentáveis para poder dar acesso aos seus pacientes”, diz Simão.

“A expectativa é que a gente vai ter nesses primeiros seis meses de produção uma disponibilidade ainda difícil desses produtos e um preço alto. Essa é uma conversa que está ocorrendo nesse momento com a Roche”, explica.

No final da entrevista, Simão afirma que os Estados Unidos se comprometeram a doar 500 milhões de doses da Pfizer no ano que vem pelo Covax Facility. “Então, a França e vários outros países estão doando, o que é muito bem-vindo. Não resolve todo o problema, mas é muito bem-vindo que países que têm condições e que já atingiram coberturas vacinais maiores estejam contribuindo para uma maior equidade da cobertura global”, finaliza. (Informações RIC Mais)

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

SÃO JOÃO DO IVAÍ

SÃO PEDRO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA