ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...


segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Saúde de Arapongas monitora dois casos suspeitos da Ômicron

 


O secretário municipal de Saúde de Arapongas Moacir Paludetto Júnior confirmou ao TNOnline nesta segunda-feira, 27, que a pasta monitora dois casos suspeitos da variante Ômicron na cidade.



De acordo com ele, os dois pacientes são jovens da mesma família e retornaram à cidade recentemente de uma viagem ao exterior. Eles são monitorados desde o dia 21 de dezembro, quando exames foram realizados e enviados à Secretaria Estadual de Saúde (SESA) para que o sequenciamento genético seja realizado e confirme se o vírus detectado se trata realmente da nova variante.

"Estamos preservando a identidade dos pacientes e não revelaremos mais detalhes sobre a idade ou país de onde eles vieram. Os pacientes são jovens, da mesma família, e testaram positivo para o coronavírus logo que desembarcaram no Brasil. Um dos pacientes teve sintomas leves e o outro está assintomático. Os exames foram enviados à Curitiba e não há previsão de quando os resultados fiquem prontos", explicou o secretário.

Paludetto Junior reforçou que não há motivos para preocupação da população em relação a nova variante e garantiu que as vacinas aplicadas na população são seguras contra a variante Ômicron.

"Não há motivos para preocupações com a nova variante, o que aconselhamos é que as pessoas continuem tomando os cuidados como uso de máscaras e higienização das mãos e sobretudo, completem o ciclo vacinal, quem já tomou a primeira dose, não deixe de tomar a segunda e quem já tomou as duas doses ou dose única, procure saber as datas para a dose de reforço. As vacinas fortalecem a imunidade do organismo contra o vírus e suas variantes", afirmou o secretário.

Suspeitas no Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou nesta segunda-feira (27) que o Paraná tem sete casos suspeitos da nova cepa: dois em Curitiba, um em Ponta Grossa e outros dois em Arapongas. Além destes, uma pessoa de Criciúma, Santa Catarina, e um americano estão com suspeita de infecção. Ambos estão no Estado.

Em entrevista a equipe de reportagem do TNOnline, o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, alertou novamente sobre a variante Ômicron, da Covid-19. O médico apucaranense pede para que a população tome muito cuidado e não deixe de tomar a segunda dose e a dose de reforço da vacina contra o vírus.

"A Ômicron vai chegar no Paraná. Já está no Brasil. Vamos ter que abordar essa nova variante com o mesmo cuidado que tivemos com as outras. peço para que todos continuem usando máscara e se vacinando", comenta. 

O secretário e médico continua o alerta. "A vacina fortalece a imunidade, mesmo perante a variante. Por isso, peço a todos que tomem a segunda dose e a dose de reforço. Precisamos de todos os paranaense imunizados", complementa. (Informações TnOnline)

 

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

SÃO JOÃO DO IVAÍ

SÃO PEDRO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA