ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...


domingo, 16 de janeiro de 2022

OPINIÃO - Copel: quando chove na China, cai a energia 10 vezes em São João do Ivaí



Quando vejo ou ouço uma propaganda da Copel dizendo “Copel, pura energia”, dou uma risada irônica. Nos finais da peça publicitária sempre tem a assinatura “Governo do Paraná”. Aí sim, mistura ironia com raiva de saber que fazem mídia falando que uma empresa dessas é dos paranaenses.


Talvez posso ser de um seleto grupo que não tem orgulho algum da Copel de hoje em dia, que está mais na mão de acionistas privados do que do Estado. É o lucro pelo lucro e nada mais.

Prova disso é que a Companhia Paranaense de Energia deu baixa em seu quadro funcional, tendo mais de 50% de sua demanda de serviços de manutenção totalmente terceirizada. E nunca vimos tanto desleixo nos serviços como agora.

Atualmente, tivemos uma tempestade que deixou várias localidades do Vale do Ivaí e de outras regiões do estado por mais de três dias sem fornecimento de energia. Uma verdadeira vergonha. Não me recordo de algo assim nos 34 anos de vida.

O preço que o paranaense paga na energia é absurdo para uma empresa que se apresenta como estatal. Não seria melhor vender esta “bomba” e abrir o mercado no estado para que se tenha concorrência de preços e as pessoas possam escolher pelos serviços?

Enfim, é uma verdadeira enganação e a atual Copel está longe de ser um orgulho e ‘pura energia’. Neste domingo (16), passou três nuvens escuras no céu e houve mais de 10 quedas de energia. Internautas entraram em contato com o Canal HP fazendo queixas. E com razão!

Chove na China, e pisca a luz aqui na cidade. O vai e volta da força traz prejuízos para inúmeros moradores. Um comenta que teve o motor do portal eletrônico queimado, outro a televisão e outra a geladeira. Quantas pessoas mais foram prejudicadas pelo pisca-pisca?

O fato é que o cidadão paga caro pelos serviços e não pode se calar diante da ineficiência de uma empresa que está cada vez mais distante dos seus “donos”. Consumidor, não hesite em procurar seus direitos. Se houve prejuízo, acione os mecanismos certos, a justiça, e busca o ressarcimento.

Uma coisa é certa, não faltará dinheiro para a Copel. A empresa está muito saudável financeiramente. Esta é a única energia que a Copel tem e busca: o dinheiro.    

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

SÃO JOÃO DO IVAÍ

SÃO PEDRO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA