ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...


terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Projeto de apoio as mulheres vítimas de violência é sancionado em São João do Ivaí

 



A prefeita Carla Emerenciano sancionou o projeto de lei de autoria do vereador Thiago Henrique, batizado de “Sinal Vermelho contra a Violência”, que define o programa como uma das medidas de combate à violência contra a mulher. O projeto tem coautoria da vereadora Olívia Fróes.


O código “sinal vermelho” constitui forma de combate e prevenção à violência contra a mulher, por meio do qual pode dizer “sinal vermelho” ou sinalizar e efetivar o pedido de socorro e ajuda expondo a mão com uma marca em seu centro, na forma de um “X”, feita preferencialmente com batom vermelho e, em caso de impossibilidade, com caneta ou outro material acessível, se possível na cor vermelha, a ser mostrado com a mão aberta, para clara comunicação do pedido.

A lei sugere que a pessoa, ao identificar o pedido de socorro e ajuda, conforme descrito acima, ou ao ouvir o código “sinal vermelho”, o atendente de farmácias, repartições públicas e instituições privadas, proceda a coleta do nome da vítima, seu endereço ou telefone, e ligue imediatamente para o número 190 (Polícia Militar). Sempre que possível, a vítima será conduzida, de forma sigilosa e com discrição, a local reservado no estabelecimento para aguardar a chegada da autoridade de segurança pública.

Com a instituição desse programa, fica o Poder Executivo autorizado a promover ações para a integração e cooperação com o Poder Judiciário, Ministério Público, Delegacia de Polícia, representantes ou entidades representativas de farmácias, repartições públicas e instituições privadas, hotéis, bares, restaurantes, lojas comerciais ou supermercado, objetivando a promoção e efetivação do Programa e de outras formas de combate e prevenção à violência contra a mulher.

“Estou muito feliz por este projeto ter sido aprovado pela prefeita, que é mulher e entendeu que os mecanismos de apoio são importantíssimos para que possamos combater este mal, que é a violência contra as mulheres. Nosso município tem alta incidência de crimes contra a mulher e esperamos que esta lei se torna um auxílio para ajudar a diminuir esta realidade”, disse o vereador, Thiago Henrique.

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

SÃO JOÃO DO IVAÍ

SÃO PEDRO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA