ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...










domingo, 13 de março de 2022

Moradora de Godoy Moreira compartilha desabrochar planta medicinal; você conhece?

 


A Ana Paula, esposa do vereador Polaco, de Godoy Moreira, enviou fotos para mostrar como amanheceu o pé de Ora-pro-nóbis, que existe no quintal de sua casa. Ela relata que nunca viu a planta florir desta forma e que a linda florada aconteceu após as chuvas dos últimos dias.


A ora-pro-nóbis trata-se de uma planta que pode ser encontrada do Norte ao Sul do Brasil, mas que se popularizou principalmente no estado de Minas Gerais. Seu nome científico é Pereskia aculeata miller e além das folhas, também gera frutos.

Como prepará-la?

A ora-pro-nóbis, assim como outras verduras, pode ser consumida de diversas maneiras na cozinha. Talvez uma das formas mais conhecidas seja como parte de um refogado para acompanhar frangos e carnes. Também pode ser usada na omelete, no picadinho, no preparo de pães, tortas e massas, para molhos como o pesto, entre outros. Pode ainda ser usada como corante alimentício verde para bolos e doces.

Dica: evite cortá-la para não soltar a baba dentro da folha.


A fruta é comestível?

Muito se fala a respeito das folhas dessa planta, porém, o fruto alaranjado e pequeno que ela oferece também é comestível. Pode ser usado para o preparo de sucos e compotas, por exemplo. Mas vale um aviso: ela se assemelha à nêspera, e possui espinhos e caroço. Retire essas partes antes de consumir a polpa.

A flor da ora-pro-nóbis também é comestível. Com sabor mais adocicado, vai muito bem com saladas e preparações frias.

Faz bem para a saúde?

Sim, a ora-pro-nóbis é rica em nutrientes como magnésio, ferro, cálcio, zinco, manganês, ácido fólico, vitaminas A e C, fibras e triptofano. Também é famosa pelo seu valor proteico, sendo excelente opção para substituir carnes no seu dia a dia.

Seu uso tem sido investigado como fator de proteção para doenças cardiovasculares e também no combate à desnutrição. Outras pesquisas estão avaliando os benefícios da PANC na prevenção e tratamento de:

Câncer

Doenças renais

Feridas e inflamações na pele

Hipertensão

Diabetes

Reumatismo

Dores de cabeça

Hemorroidas,

Gastrite

Úlcera

Você sabia: a ora-pro-nóbis também é chamada em alguns locais como “carne verde”

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

SÃO JOÃO DO IVAÍ

SÃO JOÃO DO IVAÍ

SÃO PEDRO DO IVAÍ

SÃO PEDRO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA

GODOY MOREIRA

LUNARDELLI

LUNARDELLI