ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...


domingo, 13 de março de 2022

Moradora de Godoy Moreira compartilha desabrochar planta medicinal; você conhece?

 


A Ana Paula, esposa do vereador Polaco, de Godoy Moreira, enviou fotos para mostrar como amanheceu o pé de Ora-pro-nóbis, que existe no quintal de sua casa. Ela relata que nunca viu a planta florir desta forma e que a linda florada aconteceu após as chuvas dos últimos dias.


A ora-pro-nóbis trata-se de uma planta que pode ser encontrada do Norte ao Sul do Brasil, mas que se popularizou principalmente no estado de Minas Gerais. Seu nome científico é Pereskia aculeata miller e além das folhas, também gera frutos.

Como prepará-la?

A ora-pro-nóbis, assim como outras verduras, pode ser consumida de diversas maneiras na cozinha. Talvez uma das formas mais conhecidas seja como parte de um refogado para acompanhar frangos e carnes. Também pode ser usada na omelete, no picadinho, no preparo de pães, tortas e massas, para molhos como o pesto, entre outros. Pode ainda ser usada como corante alimentício verde para bolos e doces.

Dica: evite cortá-la para não soltar a baba dentro da folha.


A fruta é comestível?

Muito se fala a respeito das folhas dessa planta, porém, o fruto alaranjado e pequeno que ela oferece também é comestível. Pode ser usado para o preparo de sucos e compotas, por exemplo. Mas vale um aviso: ela se assemelha à nêspera, e possui espinhos e caroço. Retire essas partes antes de consumir a polpa.

A flor da ora-pro-nóbis também é comestível. Com sabor mais adocicado, vai muito bem com saladas e preparações frias.

Faz bem para a saúde?

Sim, a ora-pro-nóbis é rica em nutrientes como magnésio, ferro, cálcio, zinco, manganês, ácido fólico, vitaminas A e C, fibras e triptofano. Também é famosa pelo seu valor proteico, sendo excelente opção para substituir carnes no seu dia a dia.

Seu uso tem sido investigado como fator de proteção para doenças cardiovasculares e também no combate à desnutrição. Outras pesquisas estão avaliando os benefícios da PANC na prevenção e tratamento de:

Câncer

Doenças renais

Feridas e inflamações na pele

Hipertensão

Diabetes

Reumatismo

Dores de cabeça

Hemorroidas,

Gastrite

Úlcera

Você sabia: a ora-pro-nóbis também é chamada em alguns locais como “carne verde”

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

SÃO JOÃO DO IVAÍ

SÃO PEDRO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA