ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...


quinta-feira, 31 de março de 2022

Secretaria da Saúde declara fim da epidemia de H3N2 no Paraná

 


Com redução dos casos, Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) suspendeu, nesta quarta-feira (30), a situação de epidemia da H3N2, considerada um tipo do vírus Influenza A, declarada em janeiro deste ano.




De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, houve um grande número de aglomerações no final de 2021 e, com isso, a transmissão do vírus se intensificou.

"Foi uma epidemia junto com a pandemia, o alerta foi inevitável para conter a transmissão. Com a diminuição dos casos e a chegada da nova vacina da gripe, que combate o vírus, o cenário tende a melhorar", afirmou.

Quando foi decretada a epidemia sazonal, o estado registrava 832 casos e 12 mortes - número maior do que o habitual para a época do ano, já que era verão. Dos 399 municípios, 144 tinham, pelo menos, um caso da doença.


Situação da doença no estado

Na terça-feira (29), a Sesa confirmou mais três óbitos e 11 novos casos de H3N2. Com isso, o Paraná soma 2.123 casos e 118 mortes pela doença. Os diagnósticos estão sendo monitorados e contabilizados desde dezembro do ano passado.

Os novos óbitos foram registrados em Cascavel, Curitiba e Londrina. Tratam-se de dois homens de 87 e 92 anos e uma mulher de 79 anos.

Os pacientes estavam internados, possuíam comorbidades e não tomaram a vacina contra a Influenza no ano passado, segundo a Sesa. Os dados foram coletados por meio do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL).

Campanha Nacional de Vacinação

A 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza ocorre de 4 de abril a 3 de junho de 2022. O "dia D" de mobilização social será em 30 de abril.

 

A partir do "dia D", a vacinação das crianças de seis meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) passará a ser contemplada.

A nova versão da vacina da influenza, que será distribuída, é trivalente, composta pelos vírus H1N1, H3N2 (Darwin) e a cepa B, e é produzida pelo Instituto Butantan.

"As vacinas já estão chegando aos municípios para o início da campanha, na próxima segunda-feira (4). Idosos e profissionais de saúde serão os primeiros e depois vamos continuar com os grupos prioritários", disse Beto Preto.

Epidemia

A transmissão dos vírus da Influenza ocorre com maior frequência durante os meses mais frios, no outono e inverno, podendo ter circulação em outras épocas do ano, devido às diferenças geográficas e climáticas.

De acordo com o Ministério da Saúde, o termo "epidemia" é utilizado quando ocorre um aumento no número de casos de uma doença em uma larga área geográfica.

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

SÃO JOÃO DO IVAÍ

SÃO PEDRO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA