ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...


quarta-feira, 27 de abril de 2022

Campanha de atualização de rebanhos começa no dia 1º de maio no Paraná

 


O Paraná recebeu a certificação internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação. O status sanitário conferido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) é fruto de um trabalho intenso realizado por mais de 50 anos pelo poder público e pelo setor privado, além da criação de um dos mais bem estruturados sistema de sanidade animal pelo Governo do Estado e pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), que prevê, entre as atividades, a atualização dos rebanhos.


Em 2022, a campanha será realizada em uma única etapa, iniciada em 1.º de maio e que termina em 30 de junho. O cadastro atualizado é essencial para que o Estado tenha instrumentos mais eficazes de monitorar e garantir a saúde dos animais e a qualidade da produção de carne do estado.

Como fazer a atualização

Durante o período da campanha, todos os produtores rurais com animais de qualquer espécie devem atualizar as informações dos rebanhos sob sua guarda. O procedimento é obrigatório. Caso não faça, além de ser punido com aplicação de multa, o proprietário ficará impossibilitado de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) – o documento é essencial para movimentar animais entre propriedades e para abate nos frigoríficos. A lista dos animais que devem passar pela atualização inclui bovinos, búfalos, cobras, ovelhas, suínos, cavalos, jumentos, mulas, galinhas e peixes.

 

Este ano, a Campanha de Atualização de Rebanhos acontece em fase única e há a possibilidade de realizar o processo pela internet, diretamente no site da Adapar no link www.produtor.adapar.pr.gov.br. Quem preferir fazer a atualização presencialmente pode procurar as Unidades Locais da agência, os Sindicatos Rurais ou o Escritório de Atendimento dos municípios.

Responsabilidade de todos

O status sanitário de área livre de febre aftosa sem vacinação é uma conquista dos produtores paranaenses; e para mantê-lo, o Governo do Estado aposta no sucesso da Campanha de Atualização de Rebanhos 2021. “A eliminação da vacina aumenta a nossa responsabilidade porque temos de aumentar a vigilância. Precisamos estar atentos, melhorando nosso cadastro e nosso controle de movimentação de animais para manter o padrão de qualidade que o mundo exige”, reforça Norberto Ortigara, secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento.

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

SÃO JOÃO DO IVAÍ

SÃO PEDRO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA