ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...


quinta-feira, 28 de abril de 2022

São João do Ivaí e Lunardelli realizam a Conferência Intermunicipal da Educação















Os municípios de São João do Ivaí e Lunardelli se uniram e realizaram ontem (27) a etapa intermunicipal da IV CONAE – Conferência Nacional da Educação, que teve como tema Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o Futuro da Educação Brasileira.


Estudantes, pais, profissionais da educação, gestores, agentes públicos e sociedade civil organizada, de modo geral, tiveram a oportunidade de conferir os rumos da educação brasileira. O evento aconteceu pela manhã no Teatro Barracão, em São João do Ivaí.

A secretária de Educação de São João do Ivaí, Daiene Leite Montagni Bueno, se pronunciou na abertura da conferência, destacando os avanços na educação municipal e a importância que o espaço tem para discutir novas propostas para melhorar a educação em todo Brasil. “Nosso município avança muito na melhoria da educação, com vários investimentos que vão além do que o plano nacional oferece. Porém, precisamos pensar educação para todos, levar à nível nacional nossos anseios para que o país se desenvolva neste quesito”, disse Bueno.

A secretária de Educação interina de Lunardelli, Elza Martins de Oliveira, também expôs que a educação de Lunardelli nunca esteve tão bem, mas ponderou que sempre é possível evoluir. “As políticas públicas devem ser desenvolvedoras além do âmbito do município. Vamos aqui formatar nossas propostas para que o futuro da nossa educação seja cada vez melhor”.

A prefeita de São João do Ivaí, Carla Suzi Emerenciano, comentou que os recursos são cada vez mais escassos e que a organizar da sociedade para a elaboração do novo plano nacional de educação é o caminho para que os recursos sejam melhor planejados. “A educação dos pequenos municípios depende quase que totalmente dos recursos federais e estes recursos chegam direcionados para sua aplicação. Por isto precisamos apresentar nossos anseios e demandas para que as melhorias aconteçam. Muitos dos avanços que acontecem aqui nos municípios se dão com recursos livres, que são economizados por nós gestores que realmente nos preocupamos com uma educação melhor e de qualidade”, destacou Carla.



Reinaldo Grola, prefeito de Lunardelli, concordou com a fala da prefeita de São João do Ivaí, acrescentando que as conferências são palcos para o debate social, onde a população tem a possibilidade de participar efetivamente das decisões que resultam em novas políticas públicas que melhoram a qualidade de vida das pessoas. “É de fundamental importância que nossa sociedade seja cada vez mais participativa para entender mais sobre as fontes de recursos e sobre as limitações que temos enquanto gestores”.

Após a abertura, foi feita a leitura do regimento interno da conferência e na sequência iniciada a palestra com o Frank Duarte, que explanou sobre o tema: Compromisso com o futuro da educação brasileira.

Também estiveram presentes na abertura a presidenta da Câmara de Lunardelli, Zeila Barros Moribe, o vereador de São João do Ivaí, Thiago Henrique, que na oportunidade representou o presidente, Alessandro Jubanski; representante do Núcleo Regional de Educação, Daiane Carolina Diniz do Nascimento, representante das escolas estaduais, o diretor da Escola Estadual Diogo Álvares Correa, Carlos Alexandre Morigi, representante das escolas municipais, diretora da Escola M. Santa Teresinha, Fátima Gomes de Oliveira, representante da escola na modalidade educação especial, Diretora da APAE de São João do Ivaí, Dilma Albertini, representante de pais, Mário Ezequiel Gomes Bueno, dentre outros.

A conferência intermunicipal seguiu durante a tarde nas dependências da Escola Municipal Tancredo Neves, onde houve os estudos e o debate das propostas que deverão seguir para o debate estadual e nacional.  

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

SÃO JOÃO DO IVAÍ

SÃO PEDRO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA