ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...


sábado, 14 de maio de 2022

‘Lua de sangue’: eclipse total poderá ser visto no céu de São João do Ivaí e região


Entre a noite deste domingo, 15, e a madrugada de segunda-feira, 16, os amantes da astronomia poderão conferir um eclipse lunar total no céu de Maringá e região. O fenômeno é popularmente conhecido como “lua de sangue”, devido à cor avermelhada que o satélite assume. 

O fenômeno ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham. Assim, a Terra cobre totalmente o disco da Lua. De acordo com o professor e astrônomo amador Maico Zorzan, este será o único eclipse lunar total deste ano. Aliás, o próximo acontecerá apenas em 2025.

“Ele será um eclipse lunar total, que é quando a sombra da Terra irá encobrir toda a Lua. Um evento que poderá ser visto em toda a América do Sul, e que em todo o Brasil será possível ver ele na sua totalidade. O próximo eclipse lunar total que teremos – caso esteja chovendo ou nublado, que são as únicas condições que impedem de ver esse evento na nossa região – será em março de 2025”, destaca. “O eclipse lunar não é raro, mas ele não é sempre vistos do mesmo lugar. Precisamos das condição necessárias para ele ser visível para a nossa região”, acrescenta.

Como observar

E para observar o fenômeno é bem simples: basta olhar para a Lua. “Só olhar para a Lua. Não precisa de nenhum equipamento. Se tiver binóculo ou telescópio ajuda, mas a olho nu consegue ver bem”, diz Zorzan. O eclipse deve começar a partir das 23h deste domingo, dia 15, e deve terminar na madrugada de segunda-feira.

Também é possível observar o fenômeno de forma remota: o Observatório Nacional, unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, vai transmitir o eclipse total da Lua ao vivo no YouTube. A transmissão está prevista para começar a partir das 23h15 deste domingo (assista aqui).


Informações: GMC Online


CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

SÃO JOÃO DO IVAÍ

SÃO PEDRO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA