ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...


sexta-feira, 27 de maio de 2022

Prefeitos do Vale do Ivaí integram programa Cidades Sustentáveis

Foto: Ivan Maldonado

 

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) com o apoio da União Europeia, e como parte do Acordo de Cooperação dos cinco motores para Sustentabilidade no Estado do Paraná (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Governo do Estado, Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Paranacidade, Associação dos Municípios do Paraná (AMP), realizaram na manhã desta sexta-feira (27) em Ivaiporã, o seminário “Estratégias para o Desenvolvimento Local Sustentável das Cidades do Paraná”.   O evento aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura de Ivaiporã contou com a participação dos prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí.


Na oportunidade, foi apresentada aos prefeitos da Amuvi, a nova plataforma do Programa Cidades Sustentáveis. Entre outros objetivos, a ferramenta visa elaborar políticas públicas para a sustentabilidade, que contempla alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que abarcam diferentes temas, sejam de aspectos ambientais ou sociais, aprovados pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Ainda na ocasião, os prefeitos presentes assinaram “Carta Compromisso Executivo” alinhados ao ODS, aderindo ao Programa Cidades Sustentáveis.


Santiago Martim Gallo, assessor da AMP, que na oportunidade representava o presidente da associação e prefeito de Jesuítas Júnior Weiller, explicou que o ciclo de seminário foi realizado em sete regiões do Paraná, pelo Governo do Paraná, sendo encerrado no Vale do Ivaí, e teve como objetivo levar aos municípios gestão pública, para buscar fundos internacionais para melhorar a sustentabilidade.

“Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável é uma política pública do governador Ratinho Junior, do Governo do Paraná e do Brasil, com o objetivo de melhorar a vida das pessoas, com melhor meio ambiente, com igualdade de gênero, protegendo as nossas mulheres, valorizando o produtor rural, os produtos locais, e fortalecendo cada um dos lugares”, destacou Gallo.

O presidente da Amuvi e prefeito de Ivaiporã, Luiz Carlos Gil, disse que o Governo do Paraná acertou com esse projeto, dando as ferramentas necessárias para que sejam alcançados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030. O período de 2021-2030 foi definido pela ONU como a década da ação, em que as ações e políticas públicas devem estar alinhadas à Agenda 2030 para acelerar o alcance das metas e objetivos.



Para ele, o Programa Cidades Sustentáveis e o Governo do Estado são fundamentais para o fortalecimento da Estratégia ODS. O programa oferece desde capacitação, mapa de desigualdade, estudos de desenvolvimento econômico local, oportunidades de financiamentos e parcerias internacionais.   “ Paranacidade  envolvido, Celepar com as ferramentas necessárias, a metodologia que está sendo trazidas para que possamos aplicar”.

Carlos Gil, também destacou os parâmetros municipais que estão dentro da plataforma do Programa Cidades Sustentável. “Mostram como estão nossas cidades estão dentro dos 17 objetivos. A partir desses diagnósticos, podemos realizar projetos e obter recursos do Estado e até de organismos internacionais para que possamos alcançar os objetivos, que são possíveis. No dia a dia, os prefeitos já lutam por isso, mas não de uma forma organizada como está sendo proposto pela AMP, CNM e FNP que é objetivo de todos. Melhorando nossas cidades, estamos melhorando o Paraná, o Brasil e o mundo”, completou Carlos Gil.   

O evento contou ainda com a presença remota de assessora de Projetos da Frente Nacional de Prefeitos, Mirian Salete Barreto e Geraldo Luiz Farias representante do Sedu/Paranacidade. (Texto: Ivan Maldonado)

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

SÃO JOÃO DO IVAÍ

SÃO PEDRO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA