ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...










terça-feira, 31 de maio de 2022

Saiba como proteger sua conta no Instagram para evitar golpes


Os golpes nas redes sociais estão ocorrendo com frequência no Brasil, um levantamento feito pela PSafe aponta que mais de 150 milhões de brasileiros foram vítimas de golpes no Instagram no ano passado. 


Contudo, é possível evitar as armadilhas que os criminosos aplicam na plataforma, o próprio Instagram fornece ferramentas para a segurança do usuário. Contudo, caso você tenha sido vítima de algum golpe online, além de realizar os procedimentos indicados pela plataforma é importante denunciar a uma delegacia especializada. Abaixo confira um guia para proteger sua conta no Instagram.

“Recomendamos que as pessoas façam uso das ferramentas disponíveis, como Autenticação de Dois Fatores e Solicitações de Login, e denunciem publicações e contas que considerarem suspeitas. Manter nossa comunidade segura é uma das nossas prioridades e uma área em que buscamos melhorar constantemente”, esclarece um porta-voz da Meta.


A plataforma possui recursos de segurança que são capazes de barrar a invasão de contas, mas caso o usuário não acione estes recursos, há a opção para recuperar a conta. Confira abaixo um guia para proteger sua conta no Instagram.

Veja 5 dicas de como proteger sua conta do Instagram 

Ative a autenticação de dois fatores

Com essa etapa extra de segurança, além da sua senha, você também receberá um código de acesso novo, no dispositivo de sua preferência, que deverá ser informado todas as vezes que iniciar um login na sua conta. Para ativá-lo, vá em Configurações>Segurança>Autenticação de dois fatores. 

Cuidado com links

Não compartilhe links ou códigos de acesso recebidos por e-mail, SMS ou WhatsApp. Eles podem ser o código de acesso à sua conta. Não clique em links desconhecidos, especialmente se não tiverem sido ativamente solicitados por você pelos caminhos oficiais de marcas ou estabelecimentos.

A plataforma disponibiliza a visualização de e-mails enviados oficialmente pelo Instagram no próprio aplicativo, para os usuários saberem que receberam uma mensagem autêntica em seu e-mail cadastrado. Para conferir se o Instagram tentou entrar em contato com você, acesse as Configurações, Segurança e E-mails do Instagram. Não clique em links de e-mails que afirmam ser do Instagram se não for possível confirmar que o Instagram realmente os enviou por meio desse recurso.

Mantenha seus dados de contato atualizados

Verifique se seu número de telefone e e-mail estão atualizados no aplicativo. 

Publicidade enganosa:

Desconfie de publicações na internet que ofereçam serviços e bens por um valor abaixo do preço de mercado.

Senha

Jamais informe sua senha de acesso a terceiros. 

Como evitar golpes no Instagram

Confira abaixo, algumas dicas de segurança para que as pessoas não caiam em golpes e para que empresas e contas comerciais mantenham-se seguras e denunciem perfis falsos: 

Para usuários

Empresas raramente possuem perfis privados, nos quais você precisa de autorização para seguir. Desconfie de negócios cujas contas não são públicas ou que não permitam comentários em publicações.

Desconfie de contas que direcionam a um site externo, fora do Instagram, ou que pedem que você compartilhe dados pessoais, bancários ou compartilhamentos para obter um prêmio ou oferecer uma promoção. Vale verificar se a URL (endereço do site) externa parece suspeita;

Denuncie anúncios, publicações ou contas que pareçam suspeitas. Assim poderemos investigar e tomar a ação necessária. O Instagram não compartilha suas informações com a conta cuja publicação ou perfil você está denunciando;

Para negócios na plataforma, vale conferir os comentários nas publicações, a data de criação do perfil e os nomes que aquela conta já teve. Basta clicar em “…” no canto superior direito do perfil e depois em “Sobre esta conta” para ver a data de criação do perfil, anúncios ativos, nomes de usuário anteriores e outras contas com seguidores compartilhados; 

No caso de grandes companhias, procure o selo de verificação azul – perfis que representam grandes empresas, organizações ou figuras públicas normalmente são verificados e contam com o selo azul ao lado do nome;

 Na Central de Ajuda do Instagram você pode encontrar mais informações sobre como evitar fraudes no Instagram.

Para empresas e contas comerciais

Caso encontre uma conta tentando se passar pelo seu estabelecimento comercial, denuncie ao Instagram. No perfil que está se passando pelo seu estabelecimento, clique em “…”, em seguida “denunciar”, seguido por “está se passando por outra pessoa” e depois “um negócio ou organização”. 

Denuncie ao Instagram uma conta que está se passando por você. Para denunciar, preencha um formulário na Central de Ajuda do Instagram, indicando que um perfil está fingindo ser você, sua empresa ou organização. 

Denuncie também ao Instagram casos de uso indevido de marca ou propriedade intelectual. Para denunciar, preencha um formulário na Central de Ajuda do Instagram, indicando violação de propriedade intelectual e direitos autorais.

Como denunciar contas falsas no Instagram

Se você encontrar uma conta que acredite estar se passando por uma pessoa, marca ou organização, denuncie através do passo a passo abaixo: 

  1. Toque em  “…” na parte superior direita do perfil
  2. Toque em Denunciar
  3. Selecione “O conteúdo é inadequado” e, depois, “Denunciar conta”
  4. Selecione a opção “Está fingindo ser outra pessoa”
  5. Indique se a conta falsa está fingindo ser você, um conhecido, uma empresa/organização ou uma celebridade/figura pública. No caso de perfis verificados, é possível indicar qual o perfil legítimo que a conta falsa está fingindo ser. 

Ao denunciar uma conta, suas informações não serão compartilhadas com a conta cuja publicação ou perfil você está denunciando.

Como recuperar a conta do Instagram

Por fim, a recuperação de uma conta deve ser feita pelos caminhos indicados na Central de Ajuda do Instagram. Segue o passo a passo: 

Verifique se há uma mensagem do Instagram na sua conta de email: Se você recebeu um email de security@mail.instagram.com informando que seu endereço de email foi alterado, poderá desfazer a ação usando a opção “reverter essa alteração” na mensagem do email.  Por isso é importante sempre manter seu e-mail e telefone atualizados. 

Se outras informações também foram alteradas (por exemplo, sua senha) e não foi possível reverter seu endereço de email, solicite um link de login ou um código de segurança ao Instagram: na tela de login, toque em Obter ajuda para entrar sob Entrar.

Se não você não conseguir recuperar sua senha com o link de login, é possível solicitar o nosso suporte (toque em “Precisa de mais ajuda?”).

Para recuperar a conta, será necessário um endereço de email seguro, diferente do usado anteriormente, ao qual somente você tenha acesso. Depois de enviar a solicitação, você receberá um email do Instagram com as próximas etapas.

Informações: RIC Mais

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

SÃO JOÃO DO IVAÍ

SÃO JOÃO DO IVAÍ

SÃO PEDRO DO IVAÍ

SÃO PEDRO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA

GODOY MOREIRA

LUNARDELLI

LUNARDELLI