ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...


domingo, 3 de julho de 2022

Paraná confirma primeiro caso de varíola dos macacos


A Secretaria de Estado da Saúde (SESA) confirmou, neste domingo (3), o primeiro caso de monkeypox, conhecido como a varíola do macaco, no Paraná. De acordo com a pasta, o paciente é um homem, de 31 anos, morador de Curitiba, que viajou para São Paulo entre os dias 16 a 18 de junho.

 O caso estava sendo analisando juntamente com outros dois suspeitos, de Londrina e Cascavel, que continuam em investigação.

As amostras dos suspeitos foram coletadas e encaminhadas para o Laboratório Central do Estado (LACEN/PR), responsável pela articulação com o Ministério da Saúde para envio ao Laboratório de referência para casos desta doença, em São Paulo.

Na última quarta-feira (29), o secretário de estado da Saúde, César Augusto Neves Luiz, disse que não se pode traçar paralelo entre a Covid-19 e a varíola dos macacos. Em entrevista à Banda B, ele afirmou que a taxa de mortalidade é muito mais baixa e que o momento não aponta para qualquer risco de pandemia. 

Varíola dos macacos

A varíola dos macacos é uma doença viral e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados. A infecção causa erupções que geralmente se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo.

Os principais sintomas envolvem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia, calafrios e fadiga.

A doença já foi confirmada em outros estados, como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Informações: Banda B

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

SÃO JOÃO DO IVAÍ

SÃO PEDRO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA