ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...










quarta-feira, 13 de julho de 2022

Saiba quem são os pré-candidatos ao Governo do Paraná


 As eleições de 2022 estão cada vez mais próximas e a corrida eleitoral está acirrada pois, neste ano, além de escolher o presidente da República, a população brasileira também vai votar para escolher os governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. 


Com isso, o RICMais preparou uma uma pequena biografia política, que começará pelos pré-candidatos ao Governo do Estado. 

Os nomes que estão na disputa pelo cargo, ainda devem ser oficializados através das convenções partidárias que serão realizadas até 5 de agosto. Além disso, cada partido deverá registrar as candidaturas na Justiça Eleitoral.

Estamos há três meses das eleições. O primeiro turno está marcado para o dia 2 de outubro. E, caso necessário um segundo turno, os eleitores voltam às urnas em 30 de outubro.

A reportagem foi feita com base nas informações dos partidos que responderam. Como se trata de pré-candidaturas, o cenário ainda poderá mudar. Caso algum partido queira se manifestar sobre uma pré-candidatura que não conste na matéria, deverá entrar em contato com o RICMais.

Saiba quem são os pré-candidatos ao Governo do Paraná


Ratinho Junior (PSD)


Ratinho Junior é o atual governador do Paraná e busca a reeleição pelo Partido Social Democrático (PSD). O empresário, administrador de empresas e comunicador iniciou a carreira política em 2002, quando foi eleito, aos 21 anos, como deputado estadual pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB).
Em 2006, foi eleito deputado federal pelo Partido Popular Socialista (PPS) e reeleito em 2010 para a Câmara Federal pelo Partido Social Cristão (PSC). Já em 2012, concorreu a eleição para prefeito de Curitiba pelo mesmo partido, disputando o segundo turno com o candidato eleito. Dois anos depois, em 2014, foi eleito deputado estadual, até que em 2018 venceu a eleição para governador.

Angela Machado (PSOL)


Professora da rede pública estadual há mais de 20 anos, Angela Machado atua nas causas da educação, das mulheres, da população negra, da juventude, das comunidades LGBTI+, dos indígenas e da comunidade periférica.

Angela também trabalha no Cursinho de Educação Popular Emancipa, localizado na Cidade Industrial de Curitiba (CIC) e no coletivo de mulheres Juntas.

Angela disputou, nas eleições de 2020, o cargo de vereadora de Curitiba, também pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).

Cesar Silvestri Filho (PSDB)


Cesar Augusto Carollo Silvestri Filho nasceu e atualmente mora em Guarapuava, onde foi prefeito por duas vezes. Em 2008, com 27 anos, disputou sua primeira eleição para a prefeitura de Guarapuava pelo Partido Popular Socialista (PPS) e ficou em segundo lugar. Dois anos depois, foi eleito deputado estadual.

Em 2012, César venceu as eleições municipais e se tornou o prefeito mais jovem de Guarapuava. Em 2019, filiou-se ao Podemos e assumiu o diretório do partido no Paraná. Deixou o Podemos, no início de 2022, para ingressar no Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

Durante a gestão como prefeito, foi vice-presidente da Federação Nacional de Prefeitos (FNP) para Concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs).

O pré-candidato ao governo do Estado é formado em direito e já advogou por 12 anos em Brasília, mas atua como empresário no ramo do agronegócio.

Roberto Requião (PT)


O curitibano Roberto Requião de Mello e Silva é graduado em direito e jornalismo e começou a sua vida política como deputado estadual eleito em 1982. Em 1985, foi eleito prefeito de Curitiba. Em 1989, venceu a eleição para governador do Paraná. Em 1994, tornou-se senador da República.

Em 2002, venceu novamente as eleições para o Governo do Estado, sendo reeleito em 2006. Em 2010, venceu novamente para senador. Requião, agora pré-candidato ao governo do Paraná.

Após 40 anos filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), o político deixou a sigla e ingressou no Partido dos Trabalhadores (PT), em março de 2022.

Solange Ferreira Bueno (PMN)


É a primeira vez que Solange Ferreira Bueno disputa um cargo público. Natural de Maringá, no norte do Estado, ela viveu sua infância e juventude em Cascavel.

Solange é professora de música. Ela reside em Curitiba desde 2012, onde atua como professora de música e participa de movimentos que propagam a paz e o amor ao próximo.

Vivi Motta (PCB)

 
Militante desde os 15 anos de idade na luta pelos estudantes, Vivi Motta é formada em ciências sociais e psicologia. Ela foi professora de sociologia na rede estadual de ensino.
Vivi Motta é integrante do Comitê Regional do Partido Comunista Brasileiro (PCB) no Paraná e se afirma como feminista, antirracista, anti-LGBTfóbica. 

Informações: RIC Mais

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

SÃO JOÃO DO IVAÍ

SÃO JOÃO DO IVAÍ

SÃO PEDRO DO IVAÍ

SÃO PEDRO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA

GODOY MOREIRA

LUNARDELLI

LUNARDELLI