ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...


quarta-feira, 26 de junho de 2024

Lidianópolis sedia o I Encontro das Casas Familiares Rurais do Vale do Ivaí



Nesta quarta-feira (26), o Centro de Eventos Nelson Lourenço em Lidianópolis sediou o primeiro I Encontro das Casas Familiares Rurais do Vale do Ivaí. O evento reuniu alunos e educadores das instituições de Lidianópolis, Cândido de Abreu e Rosário do Ivaí, com o objetivo de celebrar e valorizar a pedagogia da alternância, um modelo de ensino inovador que combina teoria e prática. O evento contou com diversas palestras e, ao final, um tour pela área experimental.

Simone Aparecida Quiezi, diretora do Colégio Estadual do Campo Dom Pedro I, que é a escola base da Casa Familiar Rural de Lidianópolis, destacou a importância do encontro para divulgar e valorizar a pedagogia da alternância: “Esse modelo de ensino técnico agrícola, oferecido nas casas familiares rurais, muitas vezes não é conhecido pela população. Então, o objetivo do encontro é mostrar esse modelo tão importante que forma técnicos para o trabalho no campo”.


Esse método de ensino, que combina aulas teóricas e práticas, visa formar jovens preparando-os para os desafios da agricultura familiar. “Uma semana eles ficam na Casa Familiar estudando, com aulas integral. Na semana seguinte eles levam para suas residências os módulos de atividade e a atividade prática a ser desenvolvido na sua propriedade”, explica Simone. .


O engenheiro agrônomo e coordenador pedagógico da Casa Lar de Lidianópolis, Matheus Vinícius Oliveira Brunk, detalhou as atividades práticas no encontro.


“Após o término do encontro, os participantes tiveram a oportunidade de visitar a área experimental da Casa Familiar Rural de Lidianópolis, cedida pela Agrícola MK. Lá, puderam observar na prática o cultivo de diversas culturas, como milho, mandioca, gergelim, alfafa e gramíneas leguminosas”.


Ele ainda explicou como funciona a dinâmica de aprendizado prático na instituição de Lidianópolis, que também abriga projetos de hidroponia na Casa Familiar e horticultura em parceria com a APAE.  “Essas iniciativas demonstram a versatilidade da pedagogia da alternância e o compromisso das Casas Familiares com o desenvolvimento integral dos alunos”, completou o engenheiro agrônomo.

O trabalho desenvolvido nas Casas Familiares Rurais é realizado em parceria com os municípios. Edivaldo Viana, coordenador municipal da Casa Familiar de Lidianópolis, agradeceu pelo sucesso do primeiro encontro. “Agradeço muito a todos os participantes e colaboradores. Esse evento mostrou a força e a importância da nossa união para promover uma educação agrícola de qualidade”, disse.

Informações do Portal Ivan Maldonado 

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

SÃO JOÃO DO IVAÍ

SÃO PEDRO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA