O dia 22 de maio, data devocional de Santa Rita de Cássia, mais uma vez transformou Lunardelli em um dos maiores centros de fé do Paraná. O Santuário, reconhecido nacionalmente pelas graças atribuídas à padroeira das causas impossíveis, recebeu romeiros de diversas regiões do estado e do Brasil durante vários dias de programação, culminando em uma grande celebração na quinta-feira (22), feriado municipal.
Durante a missa das 10h, que contou com a participação de centenas de fiéis, autoridades municipais e estaduais marcaram presença e reforçaram o compromisso de continuar investindo para acolher ainda melhor os devotos. O prefeito Wanderlei Sardi destacou a relevância da religiosidade para o progresso local.
“A nossa festa é tradição. O Santuário e a Prefeitura andam juntos. Tudo que eles precisam da gente, a gente concede. É a festa da fé e também do desenvolvimento. Estamos investindo forte no parque religioso, que já saiu do papel e vai ser o maior do sul do Brasil. O turismo religioso movimenta a cidade, e nós estamos preparados para crescer ainda mais”, afirmou.
O secretário municipal de Turismo, Francisco Izidoro, reforçou o impacto positivo do evento na economia local. “A festa de Santa Rita é estadual, já recebemos mais de 15 mil pessoas no último domingo. Isso movimenta nossa economia, gera emprego, renda, melhora a vida dos moradores. Temos obras importantes em andamento, como uma nova praça de alimentação no centro, a Rota das Capelas, o Parque das Pedreiras, a Praça da Bíblia. Lunardelli está se estruturando para acolher com dignidade todos os peregrinos”, explicou.
Representando o Governo do Estado, o superintendente-geral de Apoio aos Municípios, Ricardo Maia, levou a mensagem do governador Ratinho Júnior e reconheceu o papel estratégico de Lunardelli no turismo de fé. “O que vemos aqui é fé viva, esperança no olhar de milhares de pessoas. O Governo do Estado investe em Lunardelli porque reconhece a importância do município. O prefeito Wanderlei e o ex-prefeito Reinaldo fazem parte dessa transformação. É um trabalho que fortalece o município e melhora a vida dos moradores e romeiros”.
A celebração da padroeira de Lunardelli vai além da espiritualidade. É um motor que impulsiona a economia local, fortalece o comércio, amplia as oportunidades de emprego e atrai investimentos. Vale destacar que a programação festiva ainda não acabou, tendo vários eventos programados até o dia 31 de maio.