Na sexta-feira (8), o Centro de Eventos de Godoy Moreira recebeu o 1º Festival Intermunicipal de Música Sertaneja Raiz do Vale do Ivaí, que premiou os quatro melhores colocados e reuniu artistas de diferentes cidades em uma celebração à cultura musical tradicional, em homenagem ao Dia dos Pais.
A grande vencedora foi Milena Rocha Luzeti Fernandes, de Lidianópolis, que encantou o público com as interpretações de “Índia” e “Mercedita”. “Ganhar representa demonstrar o que eu amo: cantar. É mérito do esforço diário para cultivar esse talento. Agradeço a Deus e à minha família que sempre me apoia”, disse.
O prefeito Primis de Oliveira ressaltou que a iniciativa tem como objetivo resgatar e valorizar a música raiz. “É o primeiro festival sertanejo raiz do município e do Vale do Ivaí. Nosso intuito é resgatar essa cultura que não pode acabar. Temos muito talento aqui, e queremos incentivar essas pessoas a mostrar seu dom e até gerar renda com a música”, afirmou, destacando o apoio da Secretaria de Cultura, Secretaria de Educação, Câmara de Vereadores e recursos federais para a estrutura e premiação.
O diretor de Cultura, Ruvaldo Carlos, celebrou a realização. “Mesmo com estrutura pequena, o festival foi maravilhoso. Começamos devagar, mas queremos expandir para outros municípios. Quem sabe, com o apoio da AMUVI, possamos envolver toda a região”, comentou.
O secretário de Cultura, Celso da Cruz, definiu o evento como uma “noite inesquecível” e agradeceu ao público e aos parceiros. “Houve artistas que se inscreveram, mas não se apresentaram; ainda assim, tivemos um espetáculo maravilhoso, com participação de várias localidades”, afirmou.
Classificação final:
1º lugar — Milena Rocha Luzeti Fernandes (Lidianópolis)
2º lugar — Marcos e Júnior (Fênix)
3º lugar — Tata Neto e Cafei (Fênix)
4º lugar — Wilson e Denilson (Godoy Moreira)
Também participaram Rozy Boy (Godoy Moreira), Valdir Polaco (Godoy Moreira) e Marcelo Guerini (Godoy Moreira).
A avaliação das apresentações ficou a cargo dos jurados João Ribeiro, Julian Cesar, Jessica Lisley, Renan Dias e Michele Pereira, que analisaram critérios como afinação, interpretação, presença de palco e fidelidade ao estilo raiz. A comissão elogiou o nível técnico dos participantes e destacou que muitos deles, apesar de amadores, demonstraram potencial para seguir carreira artística.