A Cresol deu início ao pagamento de juros sobre o capital social, um momento de grande importância no cooperativismo financeiro. Este é o período em que a cooperativa reconhece, de forma direta, a confiança e a participação dos cooperados no modelo de negócios cooperativista.
Ao integralizar cotas no capital social, o cooperado se torna dono da cooperativa, contribuindo para que ela gere mais oportunidades de crédito, invista em infraestrutura, amplie serviços e continue promovendo desenvolvimento local.
“A remuneração dos juros é um exemplo de como o cooperativismo gera a prosperidade coletiva. O negócio se fortalece, garante a sua perenidade e gera um ciclo positivo com benefícios para o cooperado e para a comunidade, como o crédito mais acessível, a movimentação da economia local e projetos desenvolvidos em nosso pilar social”, diz Pablo Guancino, diretor de Negócios da Cresol Confederação.
Com mais de um milhão de cooperados em todo o país, o sistema Cresol vem ampliando o volume dessa remuneração. Em 2024, mais de R$ 193 milhões foram pagos em juros sobre o capital social, um crescimento de 23,7% em relação ao ano anterior.
Cresol União dos Vales
Em 2025, a Cresol União dos Vales reafirma seu compromisso com o cooperado ao anunciar o pagamento de mais de R$20 milhões em juros sobre o capital social. O rendimento do capital social foi de 14%, equivalente a 100% da taxa Selic no período.
O presidente da cooperativa, José Paulo da Silva, agradeceu, em nome do Conselho Administrativo, a confiança dos cooperados e destacou que a remuneração do capital social é uma forma concreta de reconhecimento. “Uma das maneiras de retribuir essa confiança é remunerar o capital social em 100% da Selic anualizada. Em 2025, alcançamos um crescimento de 87% em relação ao ano anterior, consolidando um dos maiores pagamentos da história da nossa cooperativa”, afirmou.
José Paulo finalizou com um pedido aos cooperados: “Peço a todos os cooperados que continuem investindo e acreditando na Cresol para que cada vez a gente possa compartilhar com vocês resultados como este de 2025”, concluiu.
Um diferencial para quem é cooperado
O pagamento de juros sobre o capital social reforça um diferencial exclusivo para quem participa de uma cooperativa financeira: o cooperado contribui com suas cotas, o sucesso da cooperativa repercute no patrimônio dele e todos prosperam juntos.
O valor a ser remunerado segue critérios específicos e é deliberado em assembleia, respeitando o limite legal de até 100% da taxa Selic acumulada nos últimos 12 meses. Cada cooperativa pode informar os valores e percentuais de remuneração conforme suas operações.
Já a base de cálculo é o saldo médio de capital social que o cooperado manteve durante um período de apuração. E o pagamento é realizado até o último dia útil de dezembro de cada ano, diretamente na conta capital do cooperado, conforme o estatuto da cooperativa.
Na Cresol, é possível acompanhar o extrato do capital social e fazer novos aportes nas cotas diretamente pelo aplicativo.




