A vice-prefeita de São João do Ivaí, Olívia Fróes, anunciou oficialmente seu afastamento da Secretaria Municipal de Saúde para cumprir licença-maternidade e apresentou Eliéder Montanhine como novo secretário da pasta. Desde o início do mandato, Olívia vinha administrando a secretaria de Saúde, com o compromisso de estruturar e dar andamento aos trabalhos no setor.
Olívia deu à luz ao pequeno Geraldo no dia 29 de novembro, no Hospital Municipal de São João do Ivaí, e destacou a confiança no serviço público de saúde do município. Segundo a vice-prefeita, todo o pré-natal foi realizado pelo SUS, na UBS Takeo Sato, com acompanhamento da equipe da atenção primária, agentes de saúde, enfermeiros e médicos, culminando no parto realizado no hospital local.
“Isso demonstra a credibilidade e a confiança que eu tenho no trabalho dos profissionais da nossa saúde, que atendem não só a mim, mas toda a população”, afirmou Olívia. Ela informou que entrou oficialmente em licença-maternidade no dia 1º de dezembro, período em que irá se dedicar aos filhos e à família, mas seguirá atuante na comunidade como vice-prefeita.
Sobre a escolha do novo secretário, Olívia ressaltou que a decisão foi tomada em conjunto com o prefeito Fábio Hidek Miura. “O Eliéder já vinha realizando um belíssimo trabalho no Hospital Municipal, com avanços e melhorias importantes. Isso nos deu a segurança de confiar a ele a Secretaria de Saúde, para que representasse o trabalho que já vinha sendo desenvolvido”, declarou.
Enfermeira de formação, Olívia destacou que, mesmo afastada da secretaria, continuará contribuindo tecnicamente sempre que necessário. “Já estou apoiando no que for preciso. Tive algumas complicações pós-parto, mas estou bem e pronta para ajudar a população”, completou.
Recém-nomeado, Montanhine falou sobre o desafio de assumir a pasta da Saúde. Ele agradeceu a confiança da vice-prefeita Olívia e do prefeito Hidek. “Com o apoio de toda a equipe, conseguimos avançar bastante no hospital. O que me deixa tranquilo agora é saber que a Olívia montou uma equipe muito competente desde o início do mandato. Em 11 meses, tivemos avanços visíveis em exames, especialistas, hospitais e UBSs. Dar continuidade a um trabalho que já está andando facilita muito”, afirmou.
Eliéder também destacou suas raízes no município e a ligação com a área da saúde. Ele é genro do saudoso Valdecir Luar, figura conhecida em São João do Ivaí e com atuação marcante na saúde pública. “Tenho muito orgulho dessa história. Aprendi muito observando o trabalho dele e, com fé em Deus, vamos conseguir ter êxito nessa nova missão”.
O novo secretário reforçou que a Secretaria de Saúde seguirá com as portas abertas para toda a população. “Críticas sempre existirão, mas o diálogo é fundamental. A população pode procurar diretamente a secretaria. O avanço que tivemos na saúde neste ano é algo que São João do Ivaí nunca viveu, e em breve os números vão comprovar isso”, pontuou.
Por fim, Olívia e Eliéder informaram que a gestão já trabalha na reorganização da direção do Hospital Municipal, com a definição de um novo nome nos próximos meses. Para 2026, a expectativa é de que diversos projetos já aprovados e com recursos garantidos comecem a sair do papel, marcando um novo ciclo de investimentos e obras na área da saúde do município.




