ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...


sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

Delegada abre inquérito por maus-tratos após resgate de cachorro em São João do Ivaí



Um cachorro em situação de abandono e maus-tratos foi resgatado nesta sexta-feira (30), no Conjunto Celso Carlos Paulista, em São João do Ivaí  após denúncias apontarem uma série de negligências praticadas por seu proprietário.


De acordo com as informações apuradas, o animal vivia perambulando pelas ruas, sem acesso adequado a água e alimentação, apresentando pelagem incompatível com o clima, além de estar com o corpo tomado por parasitas, ferimentos, marcas de ataques de outros animais e sinais de outras doenças decorrentes da vida nas ruas.


Voluntários da Associação Protetora dos Animais (APA) já haviam realizado diversas intervenções para prestar cuidados básicos ao cachorro. No entanto, não foi possível encaminhá-lo ao abrigo em razão das reformas em andamento, da lotação máxima de animais e também pelo fato de o cão ser considerado agressivo, causando brigas com outros animais.


Diante da situação extrema, nesta data, colaboradores da APA administraram um sonífero para permitir a tosa dos pelos e a realização dos primeiros cuidados, já que não suportavam mais presenciar o descaso com o animal.


O caso foi enquadrado no artigo 32, §1º-A da Lei de Crimes Ambientais, que trata do crime de maus-tratos contra animais. A delegada Kethilin Iurino falou sobre a gravidade da situação e a abertura de investigação. “Trata-se de um caso de maus-tratos reiterados. O animal se encontrava em condições extremamente precárias, com sinais claros de abandono, infestação por parasitas e ferimentos. Essa situação demonstra negligência prolongada por parte do responsável”, destacou a delegada.


Segundo ela, o proprietário não foi localizado no momento da ação policial. “Como o autor não se encontrava no local para a lavratura do flagrante, foi instaurado inquérito policial por portaria para apuração dos fatos e responsabilização criminal”, explicou Kethilin Iurino.


A delegada também reforçou que a legislação prevê punições severas para esse tipo de crime. “O crime de maus-tratos contra animais é previsto em lei e pode resultar em pena de reclusão e multa. A Polícia Civil seguirá com as investigações para reunir todas as provas necessárias”, completou.


O cachorro recebeu atendimento inicial e segue sob cuidados, enquanto o inquérito policial continua para identificar e responsabilizar o responsável pelos maus-tratos.


CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

SÃO PEDRO DO IVAÍ

SÃO JOÃO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA