O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de tempestade para municípios do Sudoeste do Paraná, com validade para esta segunda-feira (8).
De acordo com o órgão, as áreas sob alerta podem registrar chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, com acumulados de até 50 milímetros ao longo do dia. Também há previsão de ventos fortes, com rajadas variando entre 40 km/h e 60 km/h.
As cidades incluídas no aviso são Barracão, Flor da Serra do Sul e Marmeleiro.
Apesar da previsão de instabilidade, o Inmet classifica como baixo o risco para ocorrências mais graves, como interrupções no fornecimento de energia elétrica, danos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.
Diante da possibilidade de temporais, o instituto orienta a população a evitar abrigo sob árvores durante rajadas de vento, devido ao risco de quedas e descargas elétricas.
Também é recomendado não estacionar veículos próximos a placas de publicidade, postes e torres de transmissão.
Outra orientação é desligar aparelhos eletrônicos da tomada sempre que possível, reduzindo os riscos de danos causados por oscilações na rede elétrica ou pela incidência de raios.
A população deve acompanhar as atualizações dos órgãos meteorológicos e da Defesa Civil para novas informações sobre as condições do tempo.

