O Paraná alcançou o primeiro lugar no ranking nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2025 em todas as etapas avaliadas. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (5) pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Esta é a terceira edição consecutiva em que o estado ocupa a liderança nacional. No Ensino Médio, o Paraná obteve nota 5,1 e foi o único estado a superar cinco pontos.
Nos Anos Finais do Ensino Fundamental, a nota registrada foi de 5,8. Já nos Anos Iniciais da rede pública, o estado alcançou 6,9.
Os dados também indicam crescimento na aprendizagem entre 2023 e 2025. Em Matemática, a proficiência aumentou 10,70 pontos nos Anos Finais do Ensino Fundamental e 10,61 pontos no Ensino Médio. Língua Portuguesa também apresentou avanço nas duas etapas.
A diferença de desempenho entre as redes pública e privada caiu de 1,2 para 0,8 ponto no Ensino Médio. Nos Anos Iniciais, a distância passou de 1,1 para 0,5 ponto.
O governador Ratinho Junior atribuiu o resultado ao trabalho de professores, diretores, equipes pedagógicas e aos investimentos realizados na rede estadual.
Segundo o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, uma das ações adotadas foi o Programa de Recomposição da Aprendizagem, implantado em 2025.
A iniciativa ofereceu aulas adicionais de Matemática e Língua Portuguesa aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, com atuação de dois professores em sala de aula. Conforme o Governo do Estado, mais de 251 mil estudantes foram atendidos no primeiro ano do programa.
Fonte: TN Online e NH Notícias
Edição: Canal HP

