O Sicredi participou da Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito 2026, realizada entre os dias 19 e 22 de julho, em Sydney, na Austrália. O evento reuniu mais de 2,5 mil participantes de 30 países.
Promovido pelo Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito, o encontro discutiu temas como inteligência artificial, sustentabilidade, inclusão financeira, liderança e os impactos da geopolítica no cooperativismo.
A delegação do Sicredi contou com mais de 110 representantes. Entre os destaques esteve a premiação dos brasileiros Daniel Andrade Rodrigues de Souza e Washington Ferreira Nascimento Filho no programa World Council Young Credit Union People.
Daniel foi reconhecido pelo projeto Jovens no Trabalho, voltado à preparação de estudantes para o mercado profissional. Washington recebeu a premiação pelo Projeto UNAÍ, que utiliza resíduos do açaí na produção de biopainéis sustentáveis para a construção civil.
A vice-presidente da Sicredi Pioneira e presidente da Casa Cooperativa, Heloísa Helena Lopes, tornou-se a primeira brasileira selecionada para o programa Global Woman Leadership. Ela também representou o Brasil como porta-bandeira durante a abertura do evento.
A programação marcou ainda a assinatura de um convênio entre a Fundação Sicredi e a Fundação Woccu. O acordo, com duração inicial de um ano, prevê a troca de experiências e o desenvolvimento de projetos de impacto social.
O presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ e diretor do Woccu, Manfred Dasenbrock, recebeu o Unitus International Community Heart Award, reconhecimento destinado a lideranças que contribuem para o fortalecimento do cooperativismo de crédito.
“Este reconhecimento simboliza o trabalho coletivo desenvolvido pelo Sicredi e reafirma a importância da cooperação internacional para fortalecer o cooperativismo nas próximas gerações”, afirmou.
Representantes brasileiros também participaram de palestras e painéis sobre inteligência artificial generativa, sustentabilidade, inclusão e geopolítica.
Alexandre Englert Barbosa, diretor executivo de Administração e Finanças, abordou o uso da inteligência artificial nas relações humanas. Rogério Lorenzon Leal, gerente de Comunicação e Marketing da Central Sicredi PR/SP/RJ, apresentou iniciativas relacionadas à neutralização de carbono e à redução de emissões de metano.
Gisele Gomes, coordenadora de Núcleo da Sicredi Pioneira e CEO da Parônima, participou de um painel sobre inclusão. A superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras, Fabiola Nader Mota, apresentou uma análise sobre os impactos da geopolítica no setor.
Fonte: Assessoria do Sicredi
Edição: Canal HP

