A Polícia Militar e a equipe do Samu salvaram a vida de um jovem de 26 anos na noite de sexta-feira (20), em uma residência na rua Ivo Merico, em Ivaiporã. O rapaz tentou se suicidar, mas a agilidade das equipes evitou o pior.
Segundo relata a PM no boletim, o jovem ligou para a central, pois havia discutido com sua convivente, e falou que iria cometer ato extremo. Os policiais realizaram os primeiros contatos pelo telefone e tentaram acalmar o solicitante, até que a ligação caiu.
Foi tentado contato novamente em continuação com o atendimento, e acionado a equipe para deslocar até o endereço. O jovem estava determinado em realizar o ato extremo e disse que em 10 minutos, se a equipe policial não chegasse, tiraria sua vida.
Ressalta-se que ele discutiu com a esposa, pois estava em Rondônia e tinha acabado de chegar de viagem e discutiram. Relatou que ela tem 23 anos e ele 26, e que descobriu que sua esposa o traiu com seu primo.
Enquanto o Copom intermediava a situação pelo telefone, as equipes foram ao local, em ato contínuo foi acionado o Samu para dar atendimento conjuntamente, de forma rápida.
No local, as polícia adentrou a residência e localizou o solicitante no banheiro com uma corda no pescoço e inconsciente. De imediato a corda foi cortada com todo cuidado, e o corpo do solicitante colocado em posição de repouso e logo percebeu-se que a respiração voltou e os batimentos cardíacos também.
Enquanto uma equipe isolou o local a outra aguardou, junto a vitima, a chegada do Samu para prestar melhor atendimento. Ficou claro no presente caso que se a equipe policial não realizasse a intervenção a vida do solicitante estaria perdida.
A todo momento a vítima externava que não conseguiu acabar com sua vida nesse momento, mas iria terminar e a equipe utilizando-se de técnicas de primeira intervenção no local de crise acalmou a vitima estabelecendo um elo de confiança para diminuir o nível de estresse e fazer a vitima repensar em tudo e voltar a dar valor a sua vida, desistindo voluntariamente de cometer ato extremo.
Com a chegada do Samu a vitima foi encaminhada sob escolta até a UPA para ficar em observação e receber todos os cuidados médicos necessários.