Um golpista que se faz passar por funcionário dos Correios, tem perpetuado suas ações fraudadoras há cerca de 5 anos, atingindo diversos estados do Brasil, inclusive o Paraná. As vítimas, ao pesquisarem pelo nome repassado pelo golpista no Google, encontram matérias na imprensa que revelam a repetição do mesmo modus operandi, utilizando a mesma abordagem e mensagens.
Na tarde desta quinta-feira (11), o presidente da Câmara de Vereadores de Godoy Moreira, Du da Vila, tornou-se mais uma vítima deste golpista, realizando um Pix de R$ 400,00 para a conta indicada como sendo de um suposto funcionário dos Correios. Moradores da região também relataram tentativas de contato pelo golpista, alertando para a possível extensão do esquema criminoso.
O funcionário dos Correios de Godoy Moreira esclareceu que o golpista não tem qualquer vínculo com a empresa e fez um apelo para que as pessoas estejam vigilantes. É possível que moradores de outros municípios do Vale do Ivaí estejam sendo alvos do golpista, que demonstra conhecer suas vítimas, focando principalmente em personalidades locais, especialmente políticos.
Este não é o primeiro episódio envolvendo esse golpista. No início de 2023, o mesmo indivíduo tentou aplicar um golpe no jornalista Herithon Paulista, do Canal HP, solicitando referências e contatos de políticos da região. O jornalista, percebendo a suspeita, bloqueou o contato, evitando cair na armadilha.
Em um caso semelhante ocorrido em Sidrolândia, Mato Grosso do Sul, um vereador foi alvo de uma tentativa de golpe, onde o fraudador se identificava como "baixinho dos Correios". O vereador desconfiou da história dramática contada pelo golpista, que alegava estar retido na estrada com a família após um velório. Os vereadores locais também foram alvos dessas tentativas.
Este alerta visa informar a população sobre a atuação persistente desse golpista, destacando a importância da cautela ao receber solicitações suspeitas, especialmente envolvendo transações financeiras. Sobretudo, é crucial que as vítimas registrem o fato junto a Polícia Civil para que ajuda nas investigações.