São João do Ivaí se mobilizou na noite desta terça-feira (02) para um evento dedicado ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, promovido pela prefeitura, através da secretaria Municipal de Educação. A iniciativa teve como cerne a disseminação de informações pertinentes e o apoio à integração de pessoas no espectro autista na comunidade.
Laísa Sarubo Dlugosz, terapeuta ocupacional e palestrante da noite, expressou sua admiração pela ação do município. “Eu gostaria de dar parabéns à prefeitura de São João do Ivaí, pois são poucas as prefeituras que estão realmente preocupadas em trazer informações de qualidade para a população". Laísa também enfatizou a evolução no tratamento e diagnóstico precoce do autismo, observando uma melhora significativa nas crianças que recebem atendimento adequado.
A secretária municipal de Educação, Daiene Bueno, realçou os esforços contínuos em educar e preparar a comunidade escolar para acolher e entender os alunos autistas. “É um tema que as políticas públicas estão sendo construídas ao longo dos anos. Temos um plano de ação que já vem desde o ano passado e também este ano, consistindo em uma coletiva de palestras, de troca de experiências", explicou Daiene, ressaltando a colaboração com o Ministério Público e o Poder Judiciário neste processo.
A prefeita, Carla Emerenciano, destacou o trabalho conjunto das secretarias municipais para promover a inclusão e o bem-estar das pessoas no espectro autista. “A nossa intenção, primeiramente, é dar condições para que essas crianças se desenvolvam o máximo possível e também para que os familiares tenham mais conhecimento".
Carla anunciou também novidades como a contratação de uma fonoaudióloga para a cidade e a busca por um novo neuropediatra, enfatizando o compromisso da prefeitura em fornecer um suporte integrado e especializado às famílias.
O evento destacou a importância de uma abordagem coletiva e informada sobre o autismo, celebrando o engajamento das famílias e profissionais na busca por uma sociedade mais inclusiva. “São João do Ivaí se destaca pela iniciativa de um ambiente acolhedor e capacitado para enfrentar os desafios com muita empatia”, assinala Carla.