Na tarde desta quarta-feira, 29 de maio de 2024, houve uma passeata em São João do Ivaí para marcar o encerramento do Mês Laranja, dedicado à conscientização sobre o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. O evento teve início na Praça da Bíblia e se encerrou na Praça Duque de Caxias.
A passeata reuniu alunos das escolas municipais, colégios estaduais e a APAE, além de conselheiros tutelares, secretários municipais, chefes de departamentos e o pastor Eduardo, da Igreja Avivamento Bíblico. A prefeita de São João do Ivaí, Carla Emerenciano, destacou a relevância das ações realizadas durante o mês.
“Essa passeata é para chamar a atenção da sociedade, que tem a obrigação e o dever, assim como o poder público, de proteger nossas crianças. Quando alguém souber de qualquer tipo de violência contra nossas crianças, procure a escola, a Secretaria de Assistência, o Conselho Tutelar, a Delegacia, ou a Prefeitura. A pessoa que nos informar será mantida em sigilo, e estaremos dando todo o suporte necessário. Juntos, podemos fazer a diferença no futuro das nossas crianças”, declarou a prefeita.
Thassyana Alencar, presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA), ressaltou a importância do investimento em ações de conscientização e o uso de recursos públicos para essas iniciativas. “O CMDCA tem um trabalho muito importante e gere recursos para essas ações. Essas camisetas, por exemplo, foram distribuídas para todas as crianças e adolescentes das escolas municipais, colégios estaduais e APAE. Foram adquiridas mais de 2 mil camisetas para que a campanha alcance todos os lares do nosso município”, explicou Thassyana.
A secretária municipal de Assistência Social, Maíra Vieira, avaliou as ações realizadas durante o Mês Laranja. “Gostaria de agradecer à equipe da Secretaria de Assistência Social. Sem eles, nada disso seria possível. Foi um mês de intensa campanha, mas continuamos o trabalho ao longo do ano todo. Alertamos que os equipamentos públicos estão à disposição para qualquer denúncia ou suspeita. Estamos lá, abertos de segunda a sexta, e temos o telefone de plantão do conselho tutelar. Qualquer suspeita pode ser reportada a nós”, afirmou.
A delegada Kethilin Iurino também esteve presente, juntamente com conselheiros tutelares e outras autoridades locais. Estudos indicam que, a cada 24 horas, são registradas 124 denúncias de abuso sexual de crianças e adolescentes no Brasil. A passeata em São João do Ivaí busca encorajar denúncias e fortalecer a rede de proteção às crianças e adolescentes.