Na manhã de terça-feira (19), os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Esmeralda França Brasil Félix protagonizaram uma importante ação ambiental no Pré-Assentamento Irmã Dorothy, localizado no município de Barbosa Ferraz. Durante a atividade, mais de 150 mudas de árvores nativas foram plantadas, reforçando a necessidade de preservar o meio ambiente em tempos de mudanças climáticas.
A iniciativa teve como principal objetivo conscientizar as crianças sobre a importância da preservação ambiental para as gerações futuras. Entre as espécies plantadas estavam mudas de Ipê-branco, Ipê-roxo, Canafístula, Pau-marfim, Peroba-rosa e Jabuticabeira, doadas por meio da plataforma Paraná Mais Verde.
Durante a atividade, foram distribuídos materiais informativos elaborados em conjunto pela Diretora do CMEI, Cláudia Vedovoto, a especialista em Arquitetura Sustentável, Giovana Stecanella, e a especialista em Biotecnologia Ambiental, Naira Kissieli.
Além disso, os alunos participaram de uma conversa didática que abordou a importância das árvores para o equilíbrio ambiental, ampliando o conhecimento das crianças sobre o tema.
Além do plantio, os alunos também tiveram a oportunidade de vivenciar uma experiência única: conhecer o processo de criação do bicho-da-seda na propriedade visitada. Toda a atividade proporcionou um aprendizado prático sobre, respeito a natureza, biodiversidade e sustentabilidade, aproximando as crianças da realidade rural e de práticas sustentáveis.
A ação ambiental reflete o compromisso do CMEI Esmeralda França Brasil Félix em promover educação ambiental e sensibilizar as novas gerações sobre a importância de ações concretas para a conservação do meio ambiente. Ao final da atividade, cada aluno participante recebeu uma muda e um pacote de substrato orgânico para realizar o plantio em sua própria casa, incentivando a continuidade da ação ambiental no ambiente familiar.
A ação, que contou com o apoio da indústria "Orgânicos Milu", de Marialva, responsável pela doação de substrato orgânico utilizado no plantio também teve a participação da comunidade local, representada pela agricultora Márcia Aparecida da Silva de Jesus que uniu esforços para garantir o sucesso da atividade, do Diretor da FETAEP (Regional de Campo Mourão), Adair Antonio de Lazari e da equipe pedagógica do CMEI.