Após semanas de cobranças e reivindicações por parte da comunidade e da imprensa, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) concluiu nesta quinta-feira (12) obras emergenciais para eliminar o desnível de aproximadamente 30 centímetros na ponte sobre o Rio Ivaí, na PR-457, que liga São Pedro do Ivaí a São João do Ivaí.
O problema, que vinha causando riscos e prejuízos para os motoristas, foi solucionado com a aplicação de recape asfáltico, eliminando o degrau que existia na entrada e saída da ponte. Durante os serviços, o tráfego na ponte segue no sistema “pare e siga”.
Apesar da solução temporária, engenheiros consultados alertaram que a correção de cabeceiras de pontes é um desafio técnico. O processo exige aterramento firme e um período de compactação adequado para evitar que o solo ceda com o tempo. Segundo especialistas, o método aplicado no local — lama asfáltica sobre a superfície — pode não resistir às chuvas e ao movimento constante, resultando novamente no desnível.
“É um paliativo importante, mas ainda demanda acompanhamento. Como a comunidade pediu e mostramos o problema, o serviço foi feito e o risco de acidentes foi reduzido. Contudo, é essencial que o DER continue monitorando a situação para garantir a segurança a longo prazo”, afirmou um engenheiro consultado pelo Canal HP.
Após vários dias de intensa cobrança e nenhuma solução, o jornalista Herithon Paulista encaminhou as reportagens para os deputados estaduais Artagão Júnior, Alexandre Curi, e Do Carmo, além do deputado federal e atual Secretário de Saúde, Beto Preto, pedindo que intercedessem junto ao Estado para que as providências fossem tomadas. As cobranças também foram reforçadas pelas prefeitas Carla Emerenciano e Regina Della Rosa Magri.
“Enviei mensagens com fotos, vídeos e relatos da situação para todos os deputados pedindo socorro em nome da população. Felizmente, logo após isso, o serviço foi realizado rapidamente. Agradeço a todos que ouviram nosso apelo e tomaram providências”, destacou o jornalista.
Por enquanto, os motoristas devem seguir com cautela ao trafegar pelo local, especialmente enquanto as obras nas contenções laterais seguem em andamento.