O prefeito Regina Grola destacou a importância desse projeto para a preservação da história do município. “Esse curta-metragem é um trabalho que há tempos queríamos realizar, porque a cada ano perdemos um pouco da nossa história. Graças aos recursos da Lei Paulo Gustavo, conseguimos dar vida a essa ideia, deixando um acervo riquíssimo para as próximas gerações, contado por quem realmente viveu essa história. É emocionante ver os relatos e testemunhos dos nossos pioneiros, que enfrentaram tantas dificuldades em uma época sem tecnologia ou meios que facilitassem a vida.”
O documentário, produzido pela Frois Films, teve direção de Eibe Fróis, que comentou sobre o desafio e a satisfação de realizar o projeto. “Resumir 14 horas de gravação em um curta de 50 minutos foi uma grande missão. Esse filme traz memórias, lembranças boas e difíceis, mas, principalmente, resgata valores. Ele mostra o quanto a família é importante, porque a história de Lunardelli é feita de famílias que acreditaram, sonharam e realizaram.”
Eibe também destacou a conexão do curta-metragem com a identidade do município. “Lunardelli é conhecida como a capital da fé, e o filme resgata esse legado. Mostramos uma Lunardelli que vai além do que é visual. É uma cidade rica em histórias, em valores e em pessoas que transformaram sonhos em realidade.”
Entre os entrevistados do documentário está o ex-prefeito Mário Moribe, que compartilhou sua história de vida em Lunardelli. “Eu cheguei aqui e não tive vontade de ir embora, adotei essa cidade como minha terra natal. Hoje, se eu pudesse viver 100 anos aqui, eu viveria. Esse filme mostra como Lunardelli é especial, e eu sou um herdeiro de coração dessa história.”
Para aqueles que não puderam acompanhar a estreia, o curta-metragem será disponibilizado nas redes sociais da Prefeitura. O evento emocionou os presentes e reforçou o orgulho dos moradores em preservar e valorizar suas raízes. Além do curta-metragem, houve uma exposição de fotos antigas, reforçando o conteúdo histórico.
CLIQUE ABAIXO E VEJA O VÍDEO: