O mês de dezembro traz consigo o clima de Natal, um momento especial para os cristãos celebrarem o nascimento de Jesus Cristo. Na Paróquia São João Batista, em São João do Ivaí, o espírito natalino já pode ser sentido na decoração da igreja matriz, que conta com uma árvore gigante de três metros de altura e o tradicional presépio, confeccionado com muito carinho para atrair os fiéis a um momento de oração e reflexão.
Segundo o padre Lucas Endo, a decoração é um convite para que os fiéis vivenciem o verdadeiro significado do Natal. “Estamos chegando ao tempo do Natal, esse tempo tão especial para todos nós cristãos, que celebramos a vinda de Cristo entre nós, o Salvador da humanidade. O presépio, mais uma vez, quer retratar o caminho de humildade escolhido pelo nosso Salvador e nos convida à oração e à contemplação desse admirável sinal”, destacou.
Além dos atrativos visuais que enchem os olhos e o coração dos fiéis, a paróquia preparou uma programação especial para marcar este período de fé e união:
• Missas do Advento: de segunda a sexta-feira, às 6h30 da manhã, até o dia 24 de dezembro, como forma de preparação para o Natal.
• Missas de Natal: no dia 24, a celebração será às 20h. No dia 25, a missa acontecerá às 8h da manhã.
• Missas de Ano Novo: a mesma programação será seguida nos dias 31 de dezembro, às 20h, e 1º de janeiro, às 8h.
Padre Lucas reforça o convite para que as famílias participem das celebrações. “É um momento de união e alegria, celebrando o Natal do Salvador em família. Estas celebrações marcam nossa vida e nos ajudam a refletir sobre o verdadeiro sentido do Natal.”
Além das celebrações, a Paróquia São João Batista está promovendo uma campanha solidária com a venda de panetones e chocotones no valor de R$ 20,00, em benefício das obras caritativas da Diocese de Apucarana. “É uma forma doce de ajudar”, explica o padre. “A renda dessa promoção já beneficiou entidades como o nosso asilo São Lourenço, e seguimos ajudando tantas outras obras de caridade”.
Os panetones e chocotones podem ser adquiridos na Secretaria Paroquial, durante o horário de expediente, ou após as missas até o Natal. A comunidade é convidada a participar não apenas das celebrações, mas também desse gesto concreto de solidariedade que dá sentido ao espírito natalino.