Uma jovem de 19 anos, moradora de São Pedro do Ivaí, procurou a Polícia Militar na tarde de terça-feira (25) para relatar que foi vítima de um golpe de estelionato ao tentar comprar um carro anunciado na internet.
De acordo com o boletim registrado às 16h03, a vítima negociava a compra do veículo com um suposto vendedor por meio de um aplicativo de mensagens. O valor oferecido estava muito abaixo da tabela Fipe, o que chamou sua atenção. O golpista, se passando por intermediador da negociação, também fazia contato com o verdadeiro dono do veículo, induzindo ambas as partes a acreditar que estavam em negociação direta entre si.
Em determinado momento, o estelionatário orientou a jovem a realizar um PIX para finalizar a compra, utilizando uma conta do banco Mercado Pago, em nome de um terceiro. Após a transferência, o golpista bloqueou imediatamente as vítimas no WhatsApp e desapareceu.
O caso trata-se do conhecido “golpe da OLX”, onde criminosos se aproveitam de anúncios reais ou falsos e se apresentam como intermediadores para aplicar o golpe.
Ainda segundo a vítima, o estelionatário alegou ser advogado, utilizando um número de WhatsApp com DDD de outra região, uma chave PIX e uma suposta OAB, tudo com o intuito de passar credibilidade à negociação.
A Polícia já tem os dados bancários e de contato utilizados pelo golpista e deverá dar seguimento às investigações. A orientação é para que pessoas redobrem a atenção ao realizarem negociações pela internet, especialmente quando envolverem valores abaixo do mercado e transferências para terceiros.