ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...


terça-feira, 18 de março de 2025

Prefeitura de São João do Ivaí discute plano de carreira dos professores







Na tarde desta terça-feira (18), a Prefeitura de São João do Ivaí realizou uma reunião no Teatro Barracão para tratar do plano de carreira dos professores da rede municipal. Estiveram presentes o prefeito Fábio Hidek Miura, a vice-prefeita Olívia Fróes, e o secretário municipal de educação, Cássio Ribas, além de educadores que puderam acompanhar a apresentação do estudo e da proposta de reajuste. 

A proposta visa corrigir a defasagem salarial da categoria, ajustando níveis e classes para garantir avanços na remuneração de acordo com o tempo de serviço. Uma nova reunião foi marcada para a próxima sexta-feira, quando os professores deverão apresentar uma resposta à proposta da gestão.

O prefeito destacou o desafio de pagar o piso do magistério de forma integral, contemplando não apenas o salário base, mas também as correções de níveis e classes, algo que há anos não vinha sendo aplicado. “Nosso compromisso é pagar o salário base para todos e agora avançamos para uma nova tabela, que prevê os níveis e classes, corrigindo essa defasagem. Há professores com 25 ou 30 anos de serviço recebendo o mesmo que aqueles que estão ingressando agora. Não é o cenário ideal que os professores gostariam, mas é o que a Prefeitura, com responsabilidade fiscal, pode pagar hoje. Acredito que essa proposta já ajudará muitos professores”.


O secretário de educação, Cássio Ribas, enfatizou que os estudos sobre o plano de carreira foram realizados dentro das possibilidades fiscais do município, sempre buscando valorizar os profissionais da educação.


“Nós verificamos a grande necessidade de readequação da tabela salarial e buscamos viabilizar isso dentro de uma responsabilidade fiscal e orçamentária. Hoje, apresentamos uma proposta construída de forma conjunta com a gestão, que já deu o primeiro passo para que essa valorização aconteça”. 


A vice-prefeita Olívia Fróes também ressaltou a importância desse momento para os professores e a preocupação da administração em encontrar soluções viáveis para a categoria.

“Sabemos que a educação é a base do desenvolvimento de qualquer município e que os professores merecem ser valorizados. Essa proposta representa um avanço, pois reconhece a necessidade de ajuste e respeito ao trabalho desses profissionais. Nosso compromisso é seguir dialogando para que possamos construir juntos um caminho mais justo para a educação em São João do Ivaí”, ponderou. 


A administração municipal reforçou que está aberta ao diálogo e que as decisões serão tomadas em conjunto com os professores, sempre respeitando as limitações financeiras do município, mas sem deixar de buscar a melhoria das condições salariais e profissionais da categoria.


Também estiveram presentes na reunião o presidente da Câmara de Vereadores, José Lomba, e os vereadores Néia Knupp, Maicon Rossi, Thiago Henrique e Tiba Monteiro. 


CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

SÃI PEDRO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA

SÃO JOÃO DO IVAÍ