Uma ação da Polícia Militar Ambiental resultou na apreensão de quatro aves silvestres mantidas de forma irregular em cativeiro na área central de São João do Ivaí. A ocorrência foi registrada nesta semana após uma denúncia anônima recebida por meio do sistema 181.
A equipe responsável pelo atendimento, composta pelo sargento Assis, cabo Ricardo e soldado Moreira, verificou no local que o morador mantinha quatro pássaros da espécie Azulão (Cyanocompsa brissonii) sem cumprir as exigências legais para a criação da fauna silvestre.
Embora o homem seja registrado como criador amador de passeriformes, duas das aves estavam sem qualquer anilha de identificação, o que configura ilegalidade na posse. As outras duas possuíam anilhas, mas também apresentavam inconformidades. Todas as aves foram recolhidas e entregues ao Instituto Água e Terra (IAT/ERIVA), por meio de Termo de Destinação.
Como consequência da infração, foram lavrados dois Autos de Infração Ambiental (AIA), totalizando R$ 7.000,00 em multas. Além disso, foi confeccionado um Termo Circunstanciado por Infração Penal (TCIP). O nome do autuado não foi divulgado pelas autoridades.